Julio Bittencourt captura o que ficou para trás
Neste sábado (28), o galerista Alex Bueno de Moraes inaugura a 1500 Babilônia, galeria de arte contemporânea localizada no morro da Babilônia, no Leme, zona sul do Rio de Janeiro, com a exposição Algumas coisas são perdidas para nunca mais serem encontradas, do fotógrafo Julio Bittencourt.
Com curadoria de Ilana Bessler, a mostra apresenta dezesseis imagens realizadas por Julio em locais abandonados – numa fábrica no centro de São Paulo e numa ilha no sul do Japão, onde pessoas viveram ou criaram negócios – com a intenção de registrar a passagem do tempo, o que levamos conosco e o que deixamos para trás.
Ao longo de dois anos e meio, Julio Bittencourt passou algumas noites nas duas locações escolhidas, clicando sempre à noite, no escuro, produzindo a maioria das imagens com longas exposições.
As fotografias mostram cenas mínimas, indícios ou vestígios que captam a essência dos espaços, como objetos muito antigos, cobertos de poeira – uma máquina de costura, uma banqueta, uma tevê, retratos familiares – ou janelas que mostram, além da passagem do tempo, resquícios da paisagem.
“São imagens residuais às avessas, que se depositam em nossa mente não pela incidência luminosa, mas pela intensidade do escuro”, observa a curadora, que ressalta o modo como objetos e espaços carregam cicatrizes impressas pelo tempo e pelas pessoas que os vivenciaram, o que, em sua análise, conduz a uma questão universal: “Para onde vamos?”.
“Talvez eu tenha levado a solidão e o silêncio ao extremo neste projeto, no âmbito pessoal, mas com certeza não deixei de fotografar pessoas – elas só não estavam mais lá”, afirma Julio.
A exposição marca uma mudança de ares para Alex Bueno, que desde 2010 mantinha uma galeria em Nova York. O fato de escolher o morro da Babilônia como novo local de trabalho, ele acredita, irá inovar sua relação com clientes e colecionadores.
A mostra fica em cartaz até 26 de setembro, com as obras à venda por preços que vão de R$ 9 mil a R$ 18 mil. Mais informações no site www.1500babilonia.com.