Tendência

Exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, está em cartaz no Sesc Pompeia

Está em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo, a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, que fica aberta para visitação até 31 de julho. Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, esposa do renomado fotógrafo, a mostra traz o resultado de sete anos de imersões fotográficas do artista na Amazônia brasileira, com cerca de 200 imagens.

Depois de passar por Paris, Roma e Londres, a exposição desembarcou para sua temporada no Brasil. A exposição é é um mergulho no coração da Amazônia e um convite para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar o ecossistema do planeta. “Ao projetar Amazônia, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, disse Lélia Salgado.

Sebastião Salgado durante a passagem de ‘Gênisis’ pelo Rio de Janeiro, em 2013 | Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

Feitas por terra, água e ar, as fotos revelam a floresta, os rios, as montanhas e a vida de comunidades indígenas, em uma Amazônia que não cessa de surpreender com a cultura e engenhosidade de seus povos, seus mistérios, sua força e sua incomparável beleza. A entrada para apreciar a exposição é gratuita.

O que você vai ver na Exposição “Amazônia”

Exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, está em cartaz no Sesc Pompeia
Foto: Sebastião Salgado

Além das mais de 200 fotografias, a mostra exibe sete vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados hoje em sua sobrevivência na floresta. “Esta exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, defende Sebastião Salgado.

Exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, está em cartaz no Sesc Pompeia
Foto: Sebastião Salgado
Exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, está em cartaz no Sesc Pompeia
Foto: Sebastião Salgado

Depois de ser apresentada em São Paulo, a exposição segue para o Rio de Janeiro (RJ), no Museu do Amanhã, de 19 de julho de 2022 a 29 de janeiro de 2023. Amazônia vai ainda ser apresentada em Belém (PA), além de estarem previstas outras capitais.

Exposição “Amazônia” – Sebastião Salgado
Curadoria e cenografia: Lélia Wanick Salgado
Até 31 de julho de 2022

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, Pompeia – São Paulo.

Horário de visitação: Terça a sábado, das 10h30 às 21h (com entrada até as 19h30); Domingo e feriado, das 10h30 às 18h (com entrada até as 16h30). O acesso é gratuito e sujeito à lotação do espaço.

Via: Sesc Pompeia

Artigos relacionados