Início » Playboy entra no mercado de tokens NFT
Dicas de Fotografia

Playboy entra no mercado de tokens NFT

Recentemente, postamos um artigo sobre o boom dos tokens NFT e como os fotógrafos podem ganhar dinheiro com essa nova tecnologia (se não leu o artigo acesse aqui). Agora, grandes marcas, como a Playboy também estão aderindo a esse novo mercado de ativos digitais. A ideia da Playboy é vender a imensa coleção de fotos que possui com a nova tecnologia e também apoiar artistas emergentes.

tokens NFT
Arte: Slimesunday

A Playboy interrompeu a publicação da revista impressa em 2020 e se tornou totalmente digital depois 67 anos de história. Mas, para se manter forte no mundo digital, a Playboy entrou na onda dos tokens NFT e está fazendo uma parceria com a Nifty Gateway, uma plataforma de ativos digitais, onde NFTs podem ser comprados, armazenados e vendidos. A parceria prevê uma divisão de 80% do valor das vendas para a Playboy e e 20% para Nifty Gateway. Ou seja, a Playboy acredita que a entrada nesse mercado como uma enorme oportunidade de negócios e lucros.

Como vender tokens NFT?

A venda dos tokens NFT funcionam como uma casa de leilão. Ou seja, a Nifty Gateway, parceira da Playboy, lança uma nova coleção de fotos em sua plataforma online para ser vendida por um tempo limitado e em um horário específico. Os interessados entram no site e começam a dar lances para a compra da foto, coleção ou artigo digital à venda. Ao final do tempo determinado o maior lance adquire a obra com a garantia de ser autentica e única por causa da tecnologia NFT.

Arquivo: Playboy

Playboy e a Nifty Gateway planejam trabalhar este mercado de propriedade digital em três áreas diferentes: para estimular a criação de artistas com o arquivo da Playboy, para apoiar e comissionar a criação de novos trabalhos NFT de artistas emergentes e para vender a extensa coleção fotográfica da própria Playboy. Os artistas receberão uma parcela da receita paga com a participação de 80% da Playboy na parceria. Todas as vendas posteriores no mercado terão uma taxa de 10% para à Playboy e uma participação nos lucros para o artista.

Para marcar sua entrada no mundo dos tokens NFT, a Playboy e a Nifty Gateway estão lançando, inicialmente, dois ativos digitais: o primeiro é um trabalho original de Slimesunday (veja vídeo abaixo), um artista de colagem digital que explora “tópicos bizarros e eróticos” e já colaborou com a Playboy. O segundo é uma curadoria do artista digital Blake Kathryn com o tema Orgulho.

O que são tokens NFTs?

NFT significa “token não fungível”, o que significa essencialmente que cada NFT representa uma obra digital única, que não pode ser substituída por outra, que é uma obra 100% original. O token NFT funciona como se fosse uma assinatura ou certificado de autenticidade de sua foto ou obra de arte. NFTs são, portanto, ativos digitais únicos que podem ser comprados e vendidos, com cada transação sendo permanentemente registrada no blockchain. Ou seja, através dos tokens NFTs você pode criar edições limitadas de seu trabalho digital. Basicamente, você está vendendo a propriedade de um bem digital, no caso, a sua fotografia.

Nenhum NFT é igual ao outro, tanto no valor como nas propriedades do próprio token. Cada token possui um hash digital (frase criptográfica) diferente de todos os outros tokens de seu tipo. Isso permite os NFTs sejam como uma prova de origem, algo similar como o arquivo RAW na fotografia. Através do token NFT também é possível ver todo o histórico de transações por trás dessa obra, que não pode ser apagada ou modificada, ou seja, você consegue ver com foram os donos anteriores e o atual dessa arte ou fotografia.

Leia mais sobre tokens NFT:

Arquivo JPG é vendido por US$ 69 milhões com a ‘NFT Mania’

O que são tokens NFTs e como fotógrafos podem ganhar dinheiro com essa revolucionária tecnologia