Dicas de Fotografia

5 razões para fotografar em RAW

Foto: PxHere

Se você está começando na fotografia digital, pode ter dúvidas sobre a escolha entre fotografar em JPEG ou RAW. Em um vídeo publicado no canal da loja B&H, o fotógrafo David Flores explica os benefícios de um fluxo de trabalho utilizando o arquivo bruto da câmera. Assista abaixo (o vídeo está em inglês, mas você pode ligar a legenda em português):

Flores explica que um arquivo RAW é um “arquivo não compactado gravado diretamente do sensor de imagem da câmera”. A palavra “raw” em inglês significa “cru”, o que explica do que se trata esse tipo de arquivo. Devido à falta de compressão, os arquivos são muito maiores que os equivalentes em JPEG. Porém, há uma enorme quantidade de espaço e opções do que fazer na pós-produção.

Aqui estão os 5 motivos pelos quais você deve fotografar em RAW:

  1. A qualidade mais alta possível de imagem proporciona a qualidade mais alta possível de edição;
  2. As exposições são facilmente ajustadas por muitos pontos de luz, com sombras e destaques rapidamente recuperados;
  3. Maior nitidez e redução de ruído;
  4. Os artefatos em sua imagem são facilmente suavizados;
  5. Os arquivos são à prova de futuro, permitindo que você retorne e edite novamente mais tarde com um software melhorado.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário