Fotógrafo viaja pelo mundo registrando pianos antigos em prédios abandonados
Na cativante série “Requiem pour pianos”, o fotógrafo e pianista francês Romain Thiery revela a beleza e imponência desses instrumentos musicais que, por algum motivo, foram deixados para trás. Desde a estréia deste projeto, há mais de 10 anos, Thiery viajou por toda parte para encontrar pianos esquecidos.
Situado em castelos em ruínas, casas desertas e teatros vazios, as fotografias exploram o destino solitário enfrentado pelos instrumentos negligenciados. Embora considerado por muitos como destroços, Thiery vê esses artefatos de madeira como “centros de mesa abandonados mas graciosos” que simplesmente foram “devastados pela impiedosa passagem do tempo”.
Durante anos, Thiery explorou diversos locais em toda a Europa. “Meu modus operandi é explorar edifícios com pianos abandonados e freqüentemente quebrados e documentá-los”, disse o fotógrafo em entrevista ao site My Modern Met. “Eu explorei vários países, incluindo França, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Polônia, República Tcheca, Ucrânia, Bulgária e Romênia.”
Com o sucesso da série, Thiery compilou todas as imagens em um belo livro. Juntamente com impressões de edição limitada, a publicação pode ser encomendado através de seu site. Veja abaixo algumas fotos:
Para conhecer mais sobre o trabalho de Thiery, visite seu site, Facebook e Instagram.