Projeto fotográfico

Amigos tiram a mesma foto a cada 5 anos

Manter contato com seus melhores amigos do ensino médio pode ser difícil. As pessoas se afastam, começam as famílias, começam as carreiras e, de repente, nada é o mesmo que antes. Porém, cinco amigos de Santa Barbara, nos Estados Unidos, estão conectados por um ritual: a cada 5 anos,  nas últimas três décadas, John Wardlaw, John Dickson, Mark Rumer, Dallas Burney e John Molony encontram-se para recriar uma foto de quando eram jovens.

Em 1982, o quinteto estava de férias em uma cabana familiar de Wardlaw, perto do lago Copco, no norte da Califórnia. Cada um deles tinha de 19 anos de idade, quando eles decidiram capturar sua diversão de verão em uma foto de grupo, usando o temporizador de uma câmera 35mm. Wardlaw pensou que seria divertido recriar a foto a cada 5 anos. Assim surgiu The Five Year Photo Project.

“Nós planejamos fazer isso pelo resto de nossas vidas, não importa o que aconteça”, disse Dickson em entrevista à CNN. “Até que haja um cara sentado na mesma pose! Mesmo assim, talvez alguém tire uma foto de um banco vazio para nós”.

Não só eles se comprometem a fazer as férias todos os anos, como garantem que cada foto permaneça tão fiel ao original quanto possível, até as roupas que estavam usando. Eles viraram notícia pela primeira vez em 2007, ficaram virais em 2012 e fizeram a última foto da série em 2017. A próxima está agendada para 2022. Todas as fotos foram emolduradas e penduradas na cabana.

Da esquerda para a direita, como sempre, confira John Wardlaw, Mark Rumer, Dallas Burney, John Molony e John Dickson, abaixo:

1982
1987
1992
1997
2002
2007
2012
2017

Fontes: Bored Panda e CNN

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário