Mulheres vítimas de fibrose cística posam para ensaio fotográfico

Ian Pettigrew é fotógrafo e portador de Fibrose Cística (FC) — uma doença genética que afeta os aparelhos respiratório, digestivo e as glândulas sudoríparas. A FC é uma doença hereditária fatal com uma expectativa de vida geralmente inferior a 40 anos. Sabendo das dificuldades que a doença causa na vida das pessoas, principalmente os desafios significativos com sua aparência, em especial entre as mulheres, ele criou uma série chamada “Salty Girls”, que em tradução livre seria algo como “Garotas Salgadas”, uma alusão a um dos distúrbios causados pela doença que interfere nas células que produzem o suor.

fibrose cística afeta principalmente os pulmões criando dificuldades em respirar e tosse com muco por causa de frequentes infecções pulmonares. Foto: Ian Pettigrew


Na série ele retratou 56 mulheres portadoras de Fibrose Cística para mostrar que mesmo com as dificuldades causadas pela doença elas podem manter sua autoestima e se sentirem belíssimas. “Parte do objetivo desse projeto era que as mulheres recuperassem seu poder, que se apropriassem dele. Ninguém tem o direito de criticar ou ridicularizar alguém, especialmente quando você não conhece os fatos — como alguém que sofre de efeitos colaterais de FC. Eles podem ser horríveis. Esperamos que isso possa ensinar outros portadores da doença a verdadeiramente se posicionar e se orgulhar. Considero essas mulheres minhas embaixadoras para uma geração futura, e todas estão orgulhosas de carregar essa tocha”, disse Ian. Veja abaixo algumas fotos da série:

Foto: Ian Pettigrew
Foto: Ian Pettigrew
Foto: Ian Pettigrew
Foto: Ian Pettigrew

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *