Fotografia documental

Fotógrafo viaja o mundo para registrar homens que acreditam ser Jesus Cristo

Inri Cristo | Foto: Jonas Bendiksen

Fotógrafo da cultuada agência de fotografia Magnum, o norueguês Jonas Bendiksen criou uma série em que documenta homens que acreditam ser o próprio Jesus, filho de Deus. O projeto levou Bendiksen em uma viagem pela Inglaterra, Brasil, Rússia, África do Sul, Zâmbia, Japão e Filipinas para registrar esses homens, unidos em sua fé de que eles mesmos são o Escolhido, e vieram salvar o mundo.

“O projeto foi um caminho para explorar a fé, entender como é acreditar e no que as pessoas podem crer. Quando descobri esses messias, pensei que era uma oportunidade incrível. Quem iria perder a chance de ir falar com o próprio Divino?”

Em contraste com a paisagem midiática dos apóstolos antigos de histórias orais e rolos de pergaminho, Bendiksen foi confrontado com messias contemporâneos que comunicavam revelações na era do Facebook e vídeos do YouTube. Alguns são poderosos e têm milhares de seguidores, e outros têm apenas um punhado de discípulos, que em alguns casos, largaram toda uma vida para segui-los.

Moses Hlongwane, na África do Sul | Foto: Jonas Bendiksen

O fotógrafo conta que as pessoas, em geral, foram abertas e solícitas, compartilhando com ele as crenças e experiências que tinham. Muito mais do que decidir o que era real ou não, Bendiksen quis tentar ver com os olhos de quem crê e imaginar como seria o mundo a partir daquela perspectiva. As pessoas que se dizem Jesus e seus seguidores não são, na visão de Bendiksen, mal intencionadas ou oportunistas.

“Na maioria dos casos, as pessoas que conheci têm boas intenções. Eles tiveram uma revelação, de acordo com eles mesmos, do próprio Deus, e estão simplesmente agindo por isso, com o que creem que é o melhor para todos nós.”

As fotografias da série, que foi intitulada “The Last Testament”, foram reunidas em um livro, publicado pela Aperture/GOST, que pode ser adquirido por US$ 50 na loja online da editora. Veja abaixo mais algumas imagens do projeto:

Jesus de Kitwe, na Zâmbia | Foto: Jonas Bendiksen
Vissarion, o Cristo da Sibéria | Foto: Jonas Bendiksen
Inri Cristo, no Brasil | Foto: Jonas Bendiksen

Fonte: Correio Braziliense


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!