Fotografia documental

As entregas surpreendentes em ciclomotores no Vietnã

Livros de fotografia

Aquela velha história “quem quer dá um jeito” é uma enorme realidade. As situações de desemprego afetam o mundo todo e cada um faz o que pode para sobreviver. Como é o caso dos entregadores que utilizam os ciclomotores. Mas os pacotes não são como estamos acostumados no Brasil, é algo realmente chamativo aos olhos de um fotógrafo.

Impressionado com os ciclomotores e as enormes encomendas em Hanói, no Vietnã, o fotógrafo britânico Jon Enoch decidiu retratá-los em seu novo projeto documental. “Ver entregas realmente incomuns, como uma enorme pilha de ovos, enormes sacos de gelo ou um enorme monte de flores, foi visualmente tão impressionante que comecei a perguntar às pessoas se eu poderia tirar fotos delas” comenta Enoch.

Há 15 anos atrás o fotógrafo havia visitado o sudeste da Ásia e os ciclomotores chamaram sua atenção, eles funcionam como o “carro-chefe” da cidade, realizando entregas para estabelecimentos como as de reabastecimento. Contudo, em 2017 foi anunciado que veículos de duas rodas seriam proibidos, a data para extinção é de 2030 e prevê o combate a poluição e engarrafamento.

“Eu vinha planejando essa série de fotografias por um tempo muito longo. Então, quando li que motocicletas seriam proibidas nos próximos dez anos, eu sabia que tinha que voar e terminar este projeto o mais rápido possível”, conta Enoch a BBC.

Fonte: BBC

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!