Conheça Awol Erizku, o fotógrafo de Beyoncé, e entenda o ensaio fotográfico
Quem esperava de Beyoncé um ensaio comportadinho e clássico de gestante muito provavelmente ainda não entendeu quem é a artista. Ou que, de fato, ela é uma artista. Não, Beyoncé não é o tipo de cliente que vai querer um ensaio comum. E para seu próprio ensaio não contratou um fotógrafo comercial, mas um artista com um trabalho autoral de muita relevância. Para simplificar: o ensaio fotográfico de Beyoncé não foi tradicional, comercial; foi conceitual, artístico e autêntico como a própria.
Awol Erizku é o autor da principal foto do ensaio de gestante da cantora, imagem que já conta com mais de 9 milhões de likes – a foto mais curtida da história do Instagram. Erizku é um fotógrafo e artista de 28 anos, nascido na Etiópia e que atualmente reside em Nova York. Entre seus retratos, ele possui uma série impactante onde cria releituras de pinturas clássicas com modelos negras. E não se limita à fotografia, também usa a música, pintura e instalação como expressão artística. “Em cada uma de suas exposições, Awol lança o que ele chama de mixtape conceitual”, explica a BBC. Suas fotos já foram publicadas pela Vogue e o The New Yorker.
“O artista possui uma forte visão de um futuro onde os artistas negros têm o seu lugar na história da arte”, diz o Huffington Post.
O ensaio de gestante de Beyoncé foi taxado como “brega”, especialmente por causa das cores intensas e chapadas, das folhas e flores. O fato é que esse tipo de uso da cor e simbologias são derivados da cultura africana, o que faz todo sentido para a cantora e sua família, que são afrodescendentes – e para o próprio fotógrafo, que é africano. E o achismo popular sobre a foto de Beyoncé só mostra nossa profunda ignorância em relação a esta cultura.
“No sonho estou coroada. Oxun, Nefertiti e Iemanjá rezam em torno de minha cama. Posso sentir cheiro de jasmim, eu acordo com alguém colocando uma coroa de flores sobre a minha cabeça”, escreveu Beyoncé em seu site.
No site, há várias outras mensagens, como “Mãe é um casulo onde as células faíscam, membros se formam, mãe incha e se estende para proteger seu filho, mãe tem um pé neste mundo e um pé no próximo, a mãe, Vênus negra”. Além das fotos de Awol Erizku, o ensaio completo também conta com imagens de Kaleb Steele (as fotos debaixo d’água) e de Daniele Vesco (fotos preto e branco).
As fotos foram inspiradas em entidades femininas africanas de poder, como Oxum, divindade feminina da religião ioruba, que representa águas doces, rios e cachoeiras, riqueza, amor, prosperidade e beleza. Essa simbologia é possível ver nas fotos em que ela está debaixo d’água de amarelo, cor de Oxum. Também há referências à Nefertiti, antiga rainha egípcia, Iemanjá, que representa a mãe e é considerada rainha dos mares na umbanda, e Vênus, deusa romana do amor e da beleza. Veja mais fotos do ensaio de Beyoncé, intitulado “Tenho Três Corações” (ela está grávida de gêmeos) no site da cantora, que também traz fotos de família e da trajetória do casal.
Vale ressaltar que Oxum é orixá alem da beleza e do amor, Oxum é a fertilidade, a água doce, o líquido amniótico, a menstruação… Sem Oxum não é possível a gravidez. Por isso se fazem tantas referências a Oxum.
Achei a ideia do ensaio linda! mas a execução da peça em si não ficou muito bem acabada em minha humilde opinião. Acho que há um contraste de objetivos muito grande na composição: hora busca o real, hora a busca a referência e hora o abstrato sem que haja uma harmonia ou ao menos uma transição suave entre esses conceitos. A composição das cores está “interessante” apesar do choque a primeira vista, mas as composições de formas ficaram nada interessantes, com linha do olhar reta e monótona. Muito do que poderia ser aproveitado da beleza das texturas (incluindo o do cabelo dela) e o contraste com o fundo chapado foi pouco ou mal utilizado, deixando de lado o que poderia ser único. Se a intensão era ressaltar a beleza negra, o manejo com a luz quebrou isso por enfatiza uma pela mais clara, quase branca, e as flores hora em exagero lembrando um funeral hora murchas e amassadas resultaram em um desconforto estranho para algo que seria a celebração da vida e dos Orishas. Sutiãs “modernos” com lacinhos e detalhados brigam com a leveza e simplicidades dos tecidos. A única coisa que harmonizou foi a pintura corporal mal feita com a estátua de Nefertiti mal feita.
Poderia ficar muito mais tempo aqui apontando detalhes técnicos como, em uma das fotos, a calcinha em um ponto áureo da foto, mas acho que ja deu para entendeu minha opinião pessoal. Como todo munto tem o direito de gostar do que bem entender, so espero que ela esteja feliz com suas fotos, o resto não importa pois o momento é dela e não da internet.
nem paarece que vc leu o texto, saí da caixa
Que caixa? Acha mesmo que esse texto vai fazer todo mundo repensar e apreciar o ensaio? Parabéns pra Beyonce, se ela pagou e recebeu um ensaio que agradou ela, ela que precisa gostar mesmo. Mas continuo achando super brega, igual a maioria dos ensaios de maternidade.
Kkkkkk, concordo contigo em grau, gênero e caixa! Queria ver se fosse a Joana, Maria, Soraia e por aí vai, se iriam dizer isto tudo! E você quem está na caixa, kkkk!!!
acho que vc que não leu o dela..
eu vi a mesma coisa, uma boa ideia que foi muito mal executada.
ps. eu estudo arte ha mais de 2 decadas, não é “achismo”.
Nada ta um exagero, ta completamente como ela quis! Ela nao segue or dens ela da ordens! Tudo ali foi premeditado é a uma intencao para cada detalhe! O sutian e a calcinha simbolizam o sexo dos bbs. Menino e menina. É o reso tem a ver com a espiritualidade dela.
Querida releia o texto, se não entendeu releia novamente. Apenas! Ja parou pra pensar que nada foi por acaso e a simplicidade pode ser o objetivo ?
Excelentes pontuações Natalia… Concordo plenamente…
Concordo com o que você escreveu. Alguns aqui ficam puxando o saco só porque se trata da Beyoncé, que por ser ela; “ela pode tudo que fica fantástico”. Assim como enxergam o Neymar, “Ah, o Neymar é lindo, pode tudo!” Não vejo nada demais nas fotos, sou fotógrafo há décadas e na minha opinião aí não tem técnica nenhuma! Até minha filha de 1 anos faria esssas fotos sem graça. Agora se ela quis “causar” são outros 500!
Brilhante explanação! Não esperava nada contrária da brilhante equipe #Hoppe ! Sucesso empresa!
Ruca Souza obrigado! Gostei muito da matéria. Parabéns.
Valeu, Betinho :)!
Continuo achando a foto horrlvel e brega com extrema falta de tecnica.
Mas que fotos orriveis mal gosto danado hemm
Tá feio mesmo assim
Acho que inauguraram o “new brega”. Sem considerar a técnica, achei o resultado horroroso, cansativo, parece uma colagem.
New Brega! Kkkkkk! Boa!
o nome disso é kistch! Uma estética artística que pode sim ser considerada como “brega”, falando a grosso modo.
O real não é perfeito.
Este é um trabalho autêntico e não publicitário.
Os padrões estéticos da indústria não são referência neste caso.
A arte pura não depende da aceitação de ninguém.
sei la … essa primeira foto, ela de véu e de joelhos .. parece que ela está ajoelhada sobre um caixão e tem uma coroa de flores ao fundo … por mais autoral que seja, a foto passou um ar funebre e não de nascimento.
A foto continua sendo horrível.
Dizer que é “ignorância em relação à cultura” é estar sendo ignorante e negligente em relação à própria sociedade. É olhar para o próprio umbigo e querer que o mundo gire em torno…
No conceito de BOM GOSTO além da carga de diferentes tradições e culturas, que é o que a Ruca tentou explicar sem sucesso (pois isso não basta para formatar o conceito), há toda subjetividade sobre beleza, elegância e estilo (sim, é SUBJETIVO para cada indivíduo) E HÁ AINDA UMA CARACTERÍSTICA LEGÍTIMA, como para todos, chamada de “HARMONIA”. Aquilo que não é harmônico e proporcional e que ao mesmo tempo apresenta um aspecto antiestético é considerado como algo de MAU gosto.
Por tal razão, nenhuma tradição ou cultura impera no conceito como um todo e, a enxurrada de comentários dizendo que a foto é de mau gosto, ou feia, etc é sim LEGÍTIMO e coerente.
Podia ter explicado a questão cultural sem ter chamado o povo de ignorante! Fica a dica para as próximas!!
Oi Luciana.
Não falo em nenhum momento que você não pode achar de mau gosto. Na verdade, opinar é livre, e sim, considero que a “enxurada de comentários”, que são praticamente iguais, o que denota uma opinião de massa, um senso comum; essas opiniões (apesar de ser uma só no fim das contas) são também legitimas. Mas isso não quer dizer que seja a única e absoluta verdade. Assim como meu texto não é.
Fico feliz por esse texto ter provocado de fato uma reflexão em relação à minha, à sua e à nossa provavel ignorância e desconhecimento de uma cultura tão intrínseca à cultura brasileira. Quem está acostumado com a simbologia da umbanda, por exemplo, vê ali uma familiaridade, não uma excentricidade, um mau gosto. Quem é comum a esta cultura muito provavelmente se sinta representado por este ícone pop tão grande que é a Beyoncé.
Por fim, acredito que arte não existe apenas para o prazer, o deleite humano, para ser “bonita”. É justamente um conceito subjetivo, pessoal. A ideia aqui é que possamos ir além de “ah, isso é mau gosto” e refletir sobre esta obra. É bom para a vida aumentarmos cada vez mais nossa bagagem cultural, nossa visão, o mundo é vasto. Deixo aqui uma frase de Rainer Maria Rilke:
“As obras de arte são de uma solidão infinita: nada pior do que a crítica para as abordar. Apenas o amor pode captá-las, conservá-las, ser justo em relação a elas”
Abraço e obrigada por seu comentário!
Ruca S.
Perfeito! Fiquei fã! Parabéns!
Ótimo comentário Luciana, parabéns!
E por criticarmos algo ou mesmo acharmos brega, somo mal amados ou frustrados com a própria vida! Putz, é cada coisa que aparece!
Eu só acho uma coisa: A Beyonce queria causar mesmo e colocou uma foto tosca mesmo e foi comentado pra caramba e é sucesso de visualizações. Feio ou não quem se deu bem foi o fotografo que ficou mega famoso. Eu também achei horrível tudo que vi e não dá para perdoar as flores que SIM parecem uma coroa de flores de funeral…
Pessoas mal amadas e frustradas cco a Propria vida, semp. Vão. Criticar o proximo .
Beyonce registrou momento mae de gemilar da forma q ela quiz e gostou . e um momento q ela registrou p ela guardar d recordação.
Não. Posou por marketing, ela ta gravida com seus milhoes e realizada , e vcs criticos continua com a mera vida frustrada e margurada de despeito . Não. Sou fã dela, mas nao à cricritico e nem a elogio .
A vida é Dela e ese ela fez oq quiz é problema dela tbm .
Beyoncé Parabéns pela gestação.
P.S = Fahell
Nota 10 para a idéia e nota 0 para a execução. Achei muito bacana e genuíno o desejo de retratar a gravidez com base na sua espiritualidade e ascendência. Mas as fotos poderiam estar com uma luz melhor trabalhada. Não é questão de luz chapada, difusa, suave ou forte. Parece um David Lachapelle muito, mas MUITO mal feito…