Conheça Awol Erizku, o fotógrafo de Beyoncé, e entenda o ensaio fotográfico

Quem esperava de Beyoncé um ensaio comportadinho e clássico de gestante muito provavelmente ainda não entendeu quem é a artista. Ou que, de fato, ela é uma artista. Não, Beyoncé não é o tipo de cliente que vai querer um ensaio comum. E para seu próprio ensaio não contratou um fotógrafo comercial, mas um artista com um trabalho autoral de muita relevância. Para simplificar: o ensaio fotográfico de Beyoncé não foi tradicional, comercial; foi conceitual, artístico e autêntico como a própria.

iphoto-fotografo-da-beyonce-awol (1)a
A foto de Beyoncé por Awol Erizku

Awol Erizku é o autor da principal foto do ensaio de gestante da cantora, imagem que já conta com mais de 9 milhões de likes – a foto mais curtida da história do Instagram. Erizku é um fotógrafo e artista de 28 anos, nascido na Etiópia e que atualmente reside em Nova York. Entre seus retratos, ele possui uma série impactante onde cria releituras de pinturas clássicas com modelos negras. E não se limita à fotografia, também usa a música, pintura e instalação como expressão artística. “Em cada uma de suas exposições, Awol lança o que ele chama de mixtape conceitual”, explica a BBC. Suas fotos já foram publicadas pela Vogue e o The New Yorker.

“O artista possui uma forte visão de um futuro onde os artistas negros têm o seu lugar na história da arte”, diz o Huffington Post.

“Garota com brinco de bamboo”, de Awol Erizku, releitura do quadro “Garota com brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer.

O ensaio de gestante de Beyoncé foi taxado como “brega”, especialmente por causa das cores intensas e chapadas, das folhas e flores. O fato é que esse tipo de uso da cor e simbologias são derivados da cultura africana, o que faz todo sentido para a cantora e sua família, que são afrodescendentes – e para o próprio fotógrafo, que é africano. E o achismo popular sobre a foto de Beyoncé só mostra nossa profunda ignorância em relação a esta cultura.

“No sonho estou coroada. Oxun, Nefertiti e Iemanjá rezam em torno de minha cama. Posso sentir cheiro de jasmim, eu acordo com alguém colocando uma coroa de flores sobre a minha cabeça”, escreveu Beyoncé em seu site.

Beyoncé e a filha Blue Ivy por Awol Erizku

No site, há várias outras mensagens, como “Mãe é um casulo onde as células faíscam, membros se formam, mãe incha e se estende para proteger seu filho, mãe tem um pé neste mundo e um pé no próximo, a mãe, Vênus negra”. Além das fotos de Awol Erizku, o ensaio completo também conta com imagens de Kaleb Steele (as fotos debaixo d’água) e de Daniele Vesco (fotos preto e branco).

Beyoncé e a simbologia de Oxum fotografada por Daniela Vesco

As fotos foram inspiradas em entidades femininas africanas de poder, como Oxum, divindade feminina da religião ioruba, que representa águas doces, rios e cachoeiras, riqueza, amor, prosperidade e beleza. Essa simbologia é possível ver nas fotos em que ela está debaixo d’água de amarelo, cor de Oxum. Também há referências à Nefertiti, antiga rainha egípcia, Iemanjá, que representa a mãe e é considerada rainha dos mares na umbanda, e Vênus, deusa romana do amor e da beleza. Veja mais fotos do ensaio de Beyoncé, intitulado “Tenho Três Corações” (ela está grávida de gêmeos) no site da cantora, que também traz fotos de família e da trajetória do casal.

A vênus negra representada por Beyoncé na foto de Awol Erizku

 

Sair da versão mobile