8 filmes que todo fotógrafo deveria assistir

Nove entre dez fotógrafos citam a famosa frase de Ansel Adams: “Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes aos quais assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou”. Muito da fotografia é inspirado na arte, no cinema, na música, no conjunto de experiências que forma o background do próprio fotógrafo.

Há quem assista a filmes por puro lazer, para se “desligar” um pouco da realidade ou pelo aprendizado. Os motivos são inúmeros, mas é inegável que assistir a filmes complementa a bagagem cultural de qualquer pessoa. Por isso, separamos alguns filmes com fotografia marcante para você se inspirar e aprimorar o seu olhar fotográfico.

1. Gravidade

GRAVITY

O drama que traz Sandra Bullock e George Clooney em uma missão de conserto do telescópio Hubble ganhou a estatueta de melhor fotografia no Oscar de 2014. Leia a sinopse completa do longa aqui.

2. Janela Indiscreta

iPhoto Channel_Cinema_Janela Indiscreta 2

Hitchcock demonstrou claramente seu gênio para suspense neste filme, que conta a história de um fotógrafo que fraturou a perna e se vê obrigado a permanecer numa cadeira de rodas. A consequência do acidente foi uma obsessão por observar os dramas pessoais dos seus vizinhos. Confira a sinopse aqui.

3. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 

o_fabuloso_destino_de_amelie_poulain_filme_fotografia

O filme é um primor visual: a fotografia é belíssima, muito bem trabalhada, rica em detalhes, bem colorida e um dos grandes destaques do filme. Leia mais.

4. O Clube do Bangue-Bangue

The Bang Bang Club

O drama é baseado nas investidas dos fotógrafos para capturar os últimos dias do apartheid na África do Sul, um dos períodos mais violentos da História. Quatro fotojornalistas arriscam suas vidas para mostrar ao mundo o que acontecia em lugares que ninguém mais tinha coragem de ir. O filme é baseado em fatos reais e é recomendado a todos os apaixonados por fotografia de guerra. Leia sobre o filme aqui.

5. A Doce Vida

la_dolce_vita_a_doce_vida_filme_fotografia

A obra de Federico Fellini conta a história de Marcello Rubini, um jornalista que escreve fofocas para os tabloides sensacionalistas. A fotografia do filme chama a atenção e serviu de inspiração para vários fotógrafos. Leia tudo sobre aqui.

6. Annie Lebovitz: A vida Atrás das lentes

O documentário conta a história da renomada fotógrafa Annie Leibovitz, narrado em muitas partes pela mesma, e contém muitas entrevistas de celebridades, escritores e diretores. Um filme imperdível para apreciadores do trabalho da fotógrafa. Veja a sinopse.

7. Henri Cartier-Bresson: O Olho do Século

Henri-Cartier-Bresson-O-Olho-do-Seculo-filme-fotografia

Este excelente documentário sobre a vida e a obra do francês Henri Cartier-Bresson, um dos mestres do fotojornalismo, que difundiu o conceito do instante decisivo. Este documentário contém diversas entrevistas e análises do trabalho de Cartier-Bresson. Leia tudo.

8. The Genius of Photography

shore

Documentário que contêm entrevistas com alguns dos maiores nomes da fotografia mundial, dos quais se destacam: William Eggleston, Goldin Nan, William Klein, Martin Parr, Mann Sally, Robert Adams, Teller Juergen, Andreas Gursky. Leia mais.

Lembre-se que listas são apenas referenciais e cada qual apresenta diferentes opções. A sua, por exemplo, quais filmes teria?

banner-livro-newborn-fotografia

Artigos relacionados

28 Comentários

  1. Maravilhoso o texto e as recomendacoes.Se voce puder citar “FUR” com Nicole Kidmann,muito bonito tambem.Conta a historia da fotografa Diane Arbus e sua preferencia em fotografar pessoas feias e estranhas.
    Um grande abraco e vou compartilhar o seu post.

    1. Oi Antônio! Muito obrigada pela recomendação. Muita gente deu bastante dicas de filmes legais além dos citados aqui, então vamos reunir as sugestões e fazer mais uma matéria sobre filmes que todos os fotógrafos devem assistir!

      Um grande abraço,

      Suelen

  2. Também muito bom foi, Sob Fogo Cerrado, com Nick Nolte no papel de um fotografo americano na Nicarágua, na época da ditadura do Somoza.

  3. Blow Up – Depois Daquele Beijo (1966 )

    Sinopse e detalhes
    Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.

    Vale muito a pena, abs.

  4. As Pontes de Madison (1995), um filme “de” e “com” Clint Eastwood interpretando um fotógrafo da National Geographic. Um abraço!

  5. Ficou faltando o magnífico filme de Joe Pesci “The Public Eye”. Nele Pesci é um fotógrafo free lance de um jornal novaiorquino, encarregado de fotografar com sua pesada câmera Speed Graphic de chapa o cotidiano da cidade. Cenas memoráveis de amor a arte fotógrafica e a beleza poética de diversas composições. Tudo isso com pitadas de confronto com mafiosos assassinos. Imperdível !!!

  6. Várias dicas legais hein. Acho que vale a pena outra matéria com mais filmes. Fica aqui minhas sugestões:
    Blow-Up – Depois Daquele Beijo
    Ano: 1966
    Diretor: Michelangelo Antonioni

    Palermo Shooting
    Ano: 2008
    Diretor: Wim Wenders

  7. Acho que faltou também “Os olhos de Laura Mars” onde uma fotógrafa de editorial passa a ver pessoas conhecidas sendo atacadas por um psicopata. Estrelam Faye Dunaway e Thomy Lee Jones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *