Ensaio: moradores da Rocinha dão sua opinião sobre UPP
A nova-iorquina Margaret Day, fotógrafa e assistente social, viveu no Brasil por nove meses, entre 2011 e 2014. Mais especificamente na favela da Rocinha, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. Nesse período, a comunidade foi ocupada pelas forças de segurança e recebeu a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Sentindo a necessidade de dar voz e ouvir a opinião dos moradores, Margaret criou o ensaio The Residents Speak – Os Moradores Falam, que foi publicado na sua página do Facebook recentemente. Ela pediu para alguns moradores responderem à pergunta: “Você prefere a Rocinha antes ou depois da instalação da UPP?”, e das 21 pessoas que concordaram em fazer as fotos, 16 delas preferiam a Rocinha antes da ocupação. “O problema é que ninguém está escutando essas pessoas. Recebi dos meus pais a noção de que é importante escutar a realidade do outro. Como assistente social, preferi fazer contato com as pessoas que vivem nas favelas do que visitar as praias famosas”, explicou ao portal Terra.
Para não expor os moradores que colaboraram com seu projeto, Margaret os fotografou sem mostrar-lhes o rosto, exibindo pequenos cartazes com suas respectivas respostas. Confira o resultado: