9ª edição do PEF abordará “Extremos”

SFerry_Portafolio 01
Trabalho do norte-americano Stephen Ferry, vencedor do POY 2012 e convidado do 9º PEF

De 18 a 22 de setembro ocorre a nona edição do festival internacional de fotografia Paraty em Foco (PEF). Idealizado pelo fotógrafo Giancarlo Mecarelli, com coordenação de Iatã Cannabrava, o evento deste ano terá como tema alguns conceitos de “Extremos” e reunirá em Paraty, cidade histórica do litoral carioca, fotógrafos de destaque no cenário mundial, como o chinês Li Zhensheng, a espanhola Cristina De Middel e a mexicana Lourdes Grobet, além de oficinas, projeções e exposições.

RCNS Exhibition, RCNS p140
Li Zhensheng, fotógrafo que cobriu a revolução de Mao, é um dos destaques do festival (foto: autorretrato)

“Quando definimos o tema do festival, pensamos nos muitos extremos pelos quais a fotografia transita. Os geográficos, a variedade de linguagens contemporâneas, a diversidade dos próprios fotógrafos participantes, os extremos que se encontram: realidade e ficção, entre muitos outros que configuram a própria essência da humanidade”, explica Iatã Cannabrava.

Talvez a mais importante presença deste 9º PEF, Li Zhensheng, de 70 anos e considerado um dos maiores fotodocumentaristas do mundo, é lembrado pela sua corajosa cobertura da revolução cultural de Mao Tsé-tung. O material proibido foi escondido no assoalho de sua casa e contrabandeado para a Inglaterra, originando o livro Red-Color News Soldier, de 2003.

No campo do fotojornalismo, o evento ainda contará com as presenças do norte-americano Stephen Ferry, que há 20 anos trabalha na América Latina e conquistou o prêmio Pictures of the Year em 2012 pela sua cobertura dos conflitos na Colômbia, e os espanhóis Pep Bonet e José Bautista, premiados pelo World Press Photo.

Outro destaque do evento são as exposições e projeções que ocorrem na Casa da Cultura de Paraty, em uma tenda colocada ao lado da Praça da Matriz e em outros espaços do Centro Histórico. A seleção das mostras está a cargo do curador catalão Claudi Carreras, que avaliou o material recebido por meio de convocatória pública. “Os melhores projetos apresentados são amplamente divulgados no site do festival e podem integrar a programação do festival”, explica Carreras. No site também é possível conhecer a programação completa do festival (clique aqui).

cia de foto_carnaval_005
Trabalho do coletivo paulistano Cia de Foto, um dos destaques nacionais da programação
gui mohallem_welcome home 09
O mineiro Gui Mohallem estará no evento promovendo uma oficina de fotografia
THE AFORNAUTS 01
“The Afronauts”, ensaio da espanhola Cristina De Middel, outra presença estrangeira no festival

Artigos relacionados