Destaque Estúdio Fotografia de família Livros

“Retratos de Família” ganha 2ª edição

Retratos de Família, livro do fotógrafo paulista Tyto Neves, 43, está de volta às prateleiras. A iPhoto Editora, responsável pela publicação, encomendou nova tiragem, depois que os 2 mil exemplares da primeira edição, lançada em 2012, se esgotaram em pouco mais de 18 meses, segundo cálculos do próprio autor. “Isso, para um autor nacional, em uma área específica, é um número bem relevante”, acredita Tyto, que trabalha com fotografia de famílias – incluam-se aí ensaios com gestantes e crianças – há quinze anos.

Tyto-Neves3

10543690_264322617109790_1345380106_n
Tyto: “Gostaria de ter lido um livro desses
há 16 anos” (foto: Natalia Scantamburlo)

Para ele, um dos méritos do livro é preencher uma lacuna no mercado de títulos voltados à fotografia de família. “Sinceramente, eu gostaria muito de ter lido um livro como esse há dezesseis anos, quando eu comecei a pensar em ser fotógrafo. Acredito que muitas etapas eu teria pulado, eu teria feito algumas coisas diferente”, afirma o fotógrafo, que conta no livro seu processo de mudança profissional aos 29 anos de idade, saindo da área de projetos de arquitetura para a carreira de fotógrafo, destacando inclusive as pedras no caminho. Sua expectativa, é que o título possa ajudar o leitor a fazer um percurso mais curto. Mas sem fórmulas mágicas, avisa.

Retratos_de_Familia_Fotografia_de_crianc_detp“É um livro de relatos, de história”, explica. Junto com isso há informações práticas sobre o dia a dia de um estúdio fotográfico de retratos, questões relacionadas com a gestão empresarial, de marketing e o relacionamento com os clientes. Tyto também aborda o aspecto técnico da fotografia e arremata com a descrição de diversos esquemas de iluminação: para fotografar crianças e bebês, adolescentes, grupos familiares e gestantes. “A contribuição [do livro] é apresentar de maneira simples, clara, objetiva e prática, esquemas de iluminação, técnicas e conselhos. Posso ser um bom conselheiro? Você vai me responder isso depois de ler o livro”, convida o autor.

Retratos de Família tem 200 páginas está à venda no site da iPhoto, por R$ 129,90.

Tyto-Neves