Como criar retratos inspirados no estilo de Platon

Recentemente postamos que a Netflix liberou gratuitamente um documentário do famoso fotógrafo de retratos Platon (assista aqui). Muitos leitores ficaram impressionados e amaram seu estilo diferenciado de suas fotos em preto-e-branco com alto contraste. Mas como criar retratos nesse estilo? O site Expert Photography fez um artigo explicando passo a passo como fazer retratos no estilo de Platon:

O estilo

Um retrato em preto e branco de um homem no estilo de fotografia Platon

O estilo que buscamos é um headshot em preto e branco. Como você pode ver na imagem abaixo, as principais características dos retratos de Platon são a moldura justa ao redor do modelo, o alto contraste geral, as sombras nas bochechas da modelo e o fundo branco.

Se a sua modelo tem um rosto interessante, este é o estilo perfeito para ela. A imagem limpa e simples que você cria permitirá que o visualizador se concentre no modelo. Este estilo é bastante rígido e altamente contrastado, por isso tende a se adequar melhor aos modelos masculinos. Mas as regras da fotografia devem ser quebradas, então você também deve tentar com modelos femininas. Você pode retratá-los de uma forma diferente, intensa e não tradicional.

A engrenagem

Se você acha que para fazer retratos, você precisa de muito equipamento caro de estúdio , bem … pense novamente! Neste artigo, na verdade, já discuti como você pode fazer retratos atraentes com uma quantidade mínima de equipamento. E se você é novo na fotografia de retratos, aqui encontrará um glossário de termos útil.
A imagem abaixo mostra seis estilos simples que você pode criar usando um único flash fora da câmera, sem modificadores de luz.

Um esquema que mostra a posição relativa da luz, câmera e modelo para criar algumas das configurações de iluminação mais comuns usadas na fotografia de retrato de estúdio.
Este esquema mostra a posição relativa da luz, câmera e modelo para criar algumas das configurações de iluminação mais comuns usadas na fotografia de retrato de estúdio.

Equipamento leve

Para recriar o estilo de Platon, a quantidade de equipamento de estúdio de que você precisa é bastante modesta. Idealmente, você precisará de algumas pistolas de flash, mas você pode fazer isso com uma se decidir tornar o fundo branco digitalmente. Você também precisará de um ou dois suportes de luz para usar o (s) flash (s) fora da câmera e um pequeno guarda-chuva.

Câmera e lentes

Platon usa uma câmera de filme de médio formato com uma lente de 135mm, que se compara a uma lente de 75mm em uma câmera full frame. Mas não deixe que isso o impeça. Basta usar qualquer câmera que você tiver. A única restrição é sua criatividade e o fato de que você precisa ser capaz de acionar suas armas de flash fora da câmera. Além das capturas de tela dos retratos de Platon, todos os retratos mostrados neste artigo foram tirados com minha câmera ponte Sony RX10 com sensor de 1 ″, não uma câmera típica de retratos.

Desconstruindo o estilo de retrato de alta definição

O fundo

Como o fundo é branco e a maioria dos tons são brilhantes esta é uma configuração de alta definição.
Para obter um fundo branco, você pode fazer isso digitalmente no Photoshop ou, se possível, diretamente na câmera, iluminando-a com um flash. Como estamos em um ambiente controlado, é sempre bom tentar acertar na câmera.

Nesse esquema de luz não há sombras visíveis no fundo da luz principal (a luz usada para o modelo), por isso, você deve manter alguma distância entre o fundo e o objeto. Por fim, a borda da figura do modelo é muito contrastada, o que significa que a luz refletida do fundo não é forte o suficiente para se espalhar sobre o modelo. Você faz isso medindo corretamente a luz de fundo e mantendo alguma distância entre o modelo e o fundo.

A luz

As posições das luzes usadas para um retrato são reveladas pelas sombras no rosto da modelo e a posição dos holofotes nos olhos da modelo. Normalmente, a sombra que deve ser procurada é aquela projetada pelo nariz. Para o trabalho de Platon, essa sombra costuma estar diretamente sob o nariz do modelo. Este é o resultado da luz borboleta, onde a luz principal é frontal e ligeiramente acima do modelo.

Os retratos de Platon também costumam ter um único refletor e sombras profundas sob o rosto do modelo. Por isso, podemos concluir que apenas uma fonte de luz foi usada na configuração. Usando  set.a.light 3D da Elixxier, Modelei a configuração que acabamos de adivinhar lendo a imagem de Platon. As sombras resultantes no rosto do modelo virtual correspondem às do retrato de Platon.

A configuração do estúdio virtual criando com o software set.a.light 3D STUDIO.  Fotografia Platon.
A configuração do estúdio virtual criando com o software set.a.light 3D STUDIO.

Na configuração virtual, usei uma pistola flash nua. As sombras estão na posição correta, mas a luz é bastante dura e forte, com a testa e o nariz muito brilhantes. Um guarda-chuva ajudará a suavizar a luz.

A configuração do estúdio virtual criando com o software set.a.light 3D STUDIO.  Fotografia Platon.
Ao adicionar um guarda-chuva, atenuamos a luz da pistola de flash.

Queda de luz e sinalizadores

A queda de luz (quão acentuadamente o brilho diminui) é o resultado tanto da distância da luz do modelo (quanto mais curta, maior é a queda) e do tamanho da fonte de luz (quanto maior ela é, mais fraca é a queda). Um guarda-chuva de 80cm, colocado bem próximo ao modelo, te dará uma boa queda no rosto.
Como o guarda-chuva difunde a luz em todas as direções, você tem pouco controle sobre ele. Você pode usar sinalizadores (também conhecidos como bloqueadores) para ter um controle mais preciso sobre sua luz. Os sinalizadores absorveriam parte da luz, impedindo-a de alcançar seu modelo de direções específicas.

Diagrama mostrando como controlar a luz no estúdio com uma bandeira.  Fotografia Platon.
Controlando a luz no estúdio com uma bandeira. A bandeira irá bloquear a luz de ser refletida de volta para a cena após bater na parede direita do estúdio.

As bandeiras podem ser feitas de qualquer coisa: tecido preto e papelão preto, até rebatedores 5 em 1 comerciais e fundos dobráveis ​​pretos.

Um refletor circular 5 em 1 de 1 metro
Meu refletor circular 5 em 1 de 1 metro tem uma superfície preta, o que me permite usá-lo como uma bandeira.

Na configuração Platon, as bandeiras são usadas para bloquear a luz difusa que chega lateralmente ao seu modelo, de modo a escurecer as bochechas. Você pode conseguir isso com eficiência imprensando seu modelo entre duas bandeiras.

Tríptico de imagem mostrando o aprofundamento das sombras nas bochechas da modelo ao adicionar sinalizadores a uma única configuração de luz.
Aqui está o sutil aprofundamento das sombras nas bochechas da modelo ao adicionar sinalizadores a uma única configuração de luz.

Quanto mais próximas as bandeiras estiverem do modelo, mais visível será seu efeito.
Finalmente, aqui está o modelo 3D para a configuração do Platon, incluindo a luz de fundo e as bandeiras. Observe que embora este software seja muito útil e realista, ele deve ser usado apenas como ponto de partida. Descobri que as sombras mostradas no modelo 3D renderizado são geralmente mais fracas do que aquelas que você obtém na realidade.

O modelo 3D de um conjunto para recriar o estilo Platon, adivinhado pela leitura de suas imagens.
O modelo 3D de um conjunto para recriar o estilo Platon, adivinhado pela leitura de suas imagens.

A imagem abaixo mostra o conjunto real que usei em um workshop recente.

Fotógrafos díptico mostrando a configuração virtual e a imagem resultante.  Fotografia Platon.
A implementação real da configuração virtual e a imagem resultante.

Como editar seus retratos no estilo platon

Aqui está um retrato direto da câmera. Embora o contraste não seja tão forte quanto nas fotos que vimos antes, todos os recursos importantes e o contraste básico estão lá.

Um retrato colorido de um homem segurando as mãos na frente do rosto - estilo de fotografia Platon.
Imagem convertida de arquivo bruto não editado.

Você pode ver as bochechas mais escuras, o rosto brilhante, um fundo branco sem luz derramada sobre os ombros do modelo e a sombra em forma de borboleta sob seu nariz. Vamos agora ver como começar a editar esta imagem no Adobe Lightroom .

1. Corte e converta para preto e branco

Esta imagem poderia se beneficiar de um recorte menor, para tornar o modelo mais imponente no quadro. Em seguida, converta-o em preto e branco.

Um díptico de duas fotos mostrando o recorte de um retrato colorido de um homem e a conversão para preto e branco no estilo de fotografia Platon
Ao cortar bem no seu modelo, o rosto dele se tornará o ponto focal.

2. Whiten Background

Criação de um fundo branco para um retrato em preto e branco de um homem no estilo de fotografia Platon

A imagem, uma vez convertida em preto e branco, precisa de um fundo branco puro. Você pode fazer isso com um pincel de exposição no Lightroom. Defina o controle deslizante de exposição totalmente para +4 e o branco para +100. Além disso, ao selecionar a máscara automática, você não vai extrapolar o seu modelo, o que torna essa tarefa muito fácil. Dica: usando o aviso de destaques, todas as áreas cortadas em branco puro aparecerão em vermelho na imagem.

3. Contraste, brilho e nitidez gerais

Dissemos que um ingrediente-chave no retrato de Platon era a queda de luz. ou seja, a rapidez com que o brilho diminui na imagem. Você pode ver isso observando como os antebraços do meu modelo parecem mais brilhantes em comparação com seu rosto. Isso ocorre porque eles estão mais próximos da fonte de luz. No entanto, este não é um efeito lisonjeiro. Precisamos igualar o brilho da imagem usando um pincel para escurecer os antebraços até que eles correspondam ao rosto.

A imagem está bastante escura agora, já que usamos o brilho do rosto como referência. Como o gradiente de luminosidade em meu modelo agora está ausente, podemos usar os controles deslizantes gerais no painel Tone do Lightroom para iluminar a imagem e aumentar o contraste. Se você se sentir confortável com as curvas, poderá usá-las. Finalmente, vamos consertar os olhos desviando-os e afiando-os

Uma grade de quatro fotos em preto e branco, no sentido horário, resulta de (i) clarear o fundo, (ii) escurecer os antebraços, (iii) clarear a imagem e aumentar o contraste e, finalmente, (iv) esquivar e aumentar a nitidez do olhos.  para criar um retrato de fotografia do estilo Platon.
Esta imagem mostra, no sentido horário, os resultados de (i) clarear o fundo, (ii) escurecer os antebraços, (iii) clarear a imagem e aumentar o contraste e, finalmente, (iv) desviar e aguçar os olhos.

4. A imagem final

Um retrato em preto e branco de um homem no estilo de fotografia Platon

Aqui está a imagem final. Acho que acabou tudo bem.

Adicione seu próprio toque

Não há nada de errado em inspirar -se no trabalho de outras fotografias. Aprender novos estilos o ajudará a melhorar suas habilidades e conhecimentos. Mas é importante adicionar seu próprio toque.

Fechar em

Mesma imagem, corte diferente, resultado mais forte.
Retrato em preto e branco de um homem olhando para o canto superior da moldura, fazendo uma careta

Eu sou bastante novo neste estilo e ainda estou explorando o que funciona e o que não funciona. Descobri que a imagem que acabamos de editar poderia ser muito mais forte se emoldurada de maneira diferente. É quando ter uma câmera de 20 megapixels compensa. Você pode cortar sua imagem original de várias maneiras e ainda assim ter uma imagem com uma resolução decente.

Depois de entender o estilo fotográfico Platon, minha sugestão é experimentar ângulos e assuntos, para descobrir o que você mais gosta. Como mencionei, gosto mais de closes do que headshots mais amplos . Como não há muita coisa acontecendo nessas imagens, na verdade, você precisa de um personagem forte e imponente para prender a atenção e o interesse do espectador.

Considere que quanto mais você se aproxima do seu modelo, você tem uma composição justa, mais você introduzirá distorções (nariz grande, etc.). Para evitar esses efeitos de perspectiva, você deve fotografar de longe e usar uma lente telefoto (como uma 200 mm).

O plano médio

Uma composição mais ampla será menos poderosa, mas ainda assim agradável.

Um meio termo entre o close up e o plano aberto, para mim, perde muito do interesse e da força típicos desse estilo. Não me entenda mal. A imagem ainda é boa, só que menos forte.

Amplie

O ângulo baixo torna seu modelo mais poderoso e imponente.

Um “mezzo busto” é uma forma interessante de fotografar sua modelo. O truque é chegar perto e pessoalmente.
Um retrato amplo com um ângulo baixo é a maneira perfeita de fortalecer seu modelo. Você pode fazer com que as distorções da lente funcionem para você, como tornar as mãos do seu modelo mais imponentes.

Vá mais longe

A foto mais ampla, com a cadeira cheia e distorções é bem mais interessante que a foto da direita, que é um mezzobusto mais clássico.

Se você acha que ampliou o suficiente, tente ampliá-lo ainda mais. Você pode ter uma grande surpresa.

Adereços

Um chef com quem você não quer mexer e um fotógrafo feliz.

Você também pode introduzir alguns adereços para ajudar a definir o clima e caracterizar ainda mais seu modelo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *