Tendência

Como corrigir 5 erros frequentes na iluminação em estúdio

A iluminação em estúdio tem muitas vantagens, principalmente o controle total da luz. Porém, muitos fotógrafos acabam cometendo erros na maneira de iluminar as pessoas. Por isso, a fotógrafa Kayleigh June fez um vídeo explicando como corrigir os 5 principais erros de iluminação em estúdio que são cometidos, principalmente por iniciantes, ao fazer retratos de pessoas.

O vídeo possui pouco mais de 8 minutos e está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português. Mas para facilitar sua vida também colocamos abaixo os textos com as 5 dicas de como corrigir a iluminação em estúdio. Então, primeiro veja o vídeo, onde a Kayleigh mostra como corrigir os erros na prática e depois revise as dicas lendo o texto.

1. Olhos sem brilhos

Os olhos na foto podem parecer sem vida se você não capturar os brilhos das fontes de luz. Isso pode acontecer por vários motivos e é algo a que não prestamos muita atenção. Ainda assim, você pode facilmente evitá-lo e elevar suas fotos a um nível mais alto. Incline um pouco a cabeça do modelo em direção à luz ou aproxime a luz um pouco mais. Você também pode usar um refletor sob o rosto do modelo para refletir um pouco da luz de volta para os olhos.

2. Sombras no cenário

Este é o erro que a maioria de nós enfrenta quando estamos apenas começando na fotografia de estúdio, ou mesmo usando apenas um único flash. As sombras que aparecem no fundo fazem a imagem parecer pouco profissional e desequilibrada, mas há uma solução fácil. Para começar, você pode mover seu modelo um pouco mais longe do fundo. Além disso, você pode adicionar outra luz que ilumina o cenário e equilibra tudo.

3. Posicionamento incorreto da iluminação em estúdio

Como corrigir 5 erros frequentes na iluminação em estúdio

Outro erro comum é deixar a luz muito plana ou criar sombras desfavoráveis ​​no rosto do modelo. Não existe uma receita universal para consertar isso – a mesma configuração nem sempre funciona e tudo se resume à experiência. Mas, você precisa aprender pelo menos os padrões básicos de iluminação e começar a partir deles, desenvolvendo-os com o tempo. Além disso, se você usar apenas uma luz, verifique o que pode fazer com ela.

4. Não escolher o modificador de luz correto

Assim como você não pode usar os mesmos padrões para todas as fotos, também precisa de modificadores diferentes dependendo do que deseja alcançar. Novamente, isso ficará melhor com a experiência, mas você deve começar pesquisando como cada modificador funciona e como afeta a iluminação.

5. Plano de fundo com uma cor incorreta

A distância da sua luz do objeto e do fundo afetará a cor do seu fundo. Adicionar essa luz mencionada ao fundo trará de volta sua verdadeira cor. Posicione-o de forma que fique voltado para o pano de fundo em um ângulo de 45 graus e você estará pronto para ir.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.