Tendência

Iluminação para estúdio fotográfico: criando gradientes com géis coloridos

O fotógrafo Jake Hicks compartilhou em seu blog um excelente tutorial de como montar uma iluminação para estúdio fotográfico usando géis coloridos para criar gradientes. O resultado são fotos lindíssimas! “Nesta configuração, mostrarei como misturar géis coloridos com uma facilidade incrível, na verdade é tão fácil que usaremos apenas uma luz para fazer isso”, disse Jake. Veja abaixo como criar esse tipo de iluminação:

O modificador mágico

“Se vamos usar apenas uma luz, você provavelmente está assumindo que precisamos de um modificador de iluminação especializado, certo? Por isso, vamos usar o Optical Snoot. O snoot óptico tem uma qualidade muito específica graças à sua capacidade de criar luz incrivelmente forte, resultando no modificador produzindo sombras e realces muito fortes. Outro recurso principal é que ele pode brilhar com formas de sombra e realce muito definidas, graças à sua lente de foco na frente. As formas que ele brilha são frequentemente chamadas de gobos e são discos de metal com padrões cortados neles que ficam no próprio modificador. Você não tem que usar os gobos embora e muitas vezes eu uso apenas o snoot óptico como uma fonte de luz muito forte e é isso que vou fazer novamente aqui na configuração de iluminação a seguir.

Gradientes de cor gelificados

Como mencionei acima, se colocarmos gobos no próprio modificador, podemos focar as formas sombrias com bordas afiadas graças à lente na extremidade do modificador. No entanto, se colocarmos algo na frente do snoot óptico e não dentro dele, a forma resultante ficará muito borrada e fora de foco. É esse recurso que usaremos a nosso favor nesta configuração.

Para criar nossos gradientes gelificados, tudo o que precisamos fazer é simplesmente colocar dois géis coloridos juntos na frente de nosso snoot óptico. O efeito resultante é tão desfocado que na verdade parece ser um gradiente de cor quando é refletido em uma parede branca. Dê uma olhada abaixo para ver o que quero dizer.

Iluminação para estúdio fotográfico: criando gradientes com géis coloridos
Ao colocar a combinação de gel na frente do snoot óptico, a imagem resultante na parede é um gradiente de cor borrado.

Como você viu nas imagens acima, à esquerda você tem o gel em tiras coladas, e à direita você tem a imagem resultante na parede quando colocada na frente, não dentro do snoot óptico.

Opções de cores

Na realidade, existem vários combos de cores que podemos criar aqui e você pode colocar dois géis juntos que desejar. Na verdade, você nem precisa parar em apenas dois géis e eu até criei 3 tiras de cor para algumas configurações, mas mais sobre isso depois.

Como este era um teste inicial, eu apenas brinquei com algumas sobras de géis que eu tinha no fundo das gavetas do estúdio. Na imagem que compartilhei aqui, você pode ver um quadrado de 10 cm de dois géis colados com fita adesiva.

Em retrospectiva, percebi que nem precisava cortar géis velhos. Se eu quisesse apenas duas cores de gel juntas, poderia simplesmente colar dois géis lado a lado e remover a fita depois. Não importa se você estiver usando géis de tamanho normal ou pequenos cortes de gel, contanto que cubra a frente do focinho óptico, qualquer tamanho ficará bem.

Iluminação para estúdio fotográfico: criando gradientes com géis coloridos
O gradiente de gel realmente não é nada extravagante, são apenas dois cortes de géis colados juntos…. com fita CLARO!

A configuração

A boa notícia aqui é que não há muito o que explicar. Pegue seu snoot óptico e segure ou prenda seu combo de gel na frente dele…. Sim, é isso, você está pronto para ir!

Meu conselho para a colocação do snoot óptico é mantê-lo sempre bom e alto. Ao fazer isso, as sombras fortes lançadas por esse modificador de luz muito dura são sempre lançadas atrás do assunto. Para este fim, é aconselhável manter o snoot óptico quase alinhado com a câmera também, e novamente isso ajuda a esconder essas sombras muito escuras atrás do assunto, em vez de lançá-las na parede. Dê uma olhada na imagem abaixo para ver o que quero dizer.

Iluminação para estúdio fotográfico: criando gradientes com géis coloridos
Posicione seu espigão óptico bem alto e diretamente atrás de você, assim você esconderá a maioria das sombras atrás do assunto.

Se você procura uma configuração super simples de uma luz para brincar, que é criativa e adiciona um pouco de cor às suas fotos, então esta é um ótimo lugar para começar. Como eu disse, tudo o que você precisa fazer é colocar essa luz bem alta bem atrás de você para gerenciar essas sombras na parede e você está pronto para ir.

Se você está atrás de um pouco mais de refinamento e profundidade para isso, continue lendo.

Levando as coisas adiante…

Claro, nenhum artigo de configuração de iluminação da JHP estaria completo sem algumas configurações mais avançadas para testar sua paciência e sanidade. Então, se você quer levar as coisas adiante com algumas configurações mais avançadas, aqui estão alguns elementos extras para experimentar.

Configurações de várias luzes

Os próximos passos mais simples a serem tentados serão adicionar algumas luzes de cabelo e até tentar apresentá-las como luzes sobre o assunto também. No diagrama abaixo, você verá que adicionei uma luz branca com uma grade à esquerda da câmera. Isso novamente é posicionado para cima e inclinado para baixo. Também está posicionado de forma que não brilhe na parede atrás do modelo. Se isso acontecer, arruinará o gradiente de cores, pois dominará as cores.

Iluminação para estúdio fotográfico: criando gradientes com géis coloridos
Adicionar uma luz branca adicional aqui ajudará não apenas a adicionar alguma dimensão ao modelo, mas também chamará a atenção dos sujeitos.

Eu vou dizer isso novamente porque é muito importante, mas você deve garantir que a nova luz que você acabou de adicionar não brilhe na parede atrás do modelo. Se isso acontecer, provavelmente arruinará qualquer cor que você tenha lá atrás. Além disso, a grade que está nessa nova luz está controlando a luz de se espalhar pela sala. Você também pode usar um snoot aqui ou até mesmo portas de celeiro, o importante é que você controle a luz para ficar apenas no modelo.

Dê uma olhada em algumas das imagens de exemplo abaixo.

Iluminação para estúdio fotográfico: criando gradientes com géis coloridos
Iluminação para estúdio fotográfico usando géis coloridos para criar gradientes
Iluminação para estúdio fotográfico: criando gradientes com géis coloridos

Em uma das fotos acima, você notará que fiz o modelo olhar para o lado onde tenho a luz branca. Com ela olhando dessa maneira, a luz branca pode derramar na frente de seu rosto e isso, por sua vez, domina a cor que já está lá. Usar essa técnica pode ser uma maneira poderosa de chamar a atenção e focar onde você quiser e, neste caso, é na direção do rosto do sujeito.

Apenas um passo AINDA mais longe?!

Por mais que eu ame usar o snoot óptico como modificador, uma de suas maiores desvantagens para mim são suas sombras extremamente escuras. Essas áreas muito escuras de uma imagem podem ser muito perturbadoras e, como expliquei acima, muitas vezes simplesmente tento esconder essas áreas pesadas de sombra atrás do modelo. Mas há coisas que podemos fazer para nos inclinarmos para essas sombras e usá-las a nosso favor. A seguir, mostrarei como colorir essas sombras com uma luz adicional.

Antes de tudo, porém, vou adicionar muito mais sombra à minha foto ajustando meu gel de gradiente. Em vez de ter dois géis criando um gradiente no meu snoot óptico, vou usar apenas um único gel e uma sombra no meu snoot ótico. Eu aprecio que parece confuso, mas deixe-me explicar. Eu mencionei anteriormente que colocar géis na frente do snoot óptico faz com que eles pareçam muito borrados, bem, desta vez eu vou colocar um gel e um pedaço de cartão grosso na frente do meu snoot óptico. Dê uma olhada abaixo para ver o que quero dizer.

Quando você pensou que não poderia ficar mais lo-fi, usei um simples pedaço de cartão para criar uma sombra em gel.

Quando este combo de gel/cartão é colocado na frente do meu snoot óptico, a imagem resultante é uma faixa de rosa que se transforma em sombra pesada. Dê uma olhada na configuração abaixo e como fica na câmera.

Nesta foto, você verá o que o focinho óptico com cartão e gel único na frente está produzindo.

Você pode ver facilmente na imagem acima que o cartão que cria a sombra está tão fora de foco quando colocado na frente do snoot óptico, que resulta em uma sombra graduada na rica cor rosa. É essa sombra pesada que agora podemos usar para adicionar um pouco mais de cor através de uma luz adicional. Para fazer isso, podemos usar qualquer softbox grande e, colocando-o atrás de nós e adicionando um gel colorido a ele, quaisquer sombras na imagem agora serão coloridas. Dê uma olhada na configuração abaixo para vê-la com mais detalhes.

Uma vez que adicionamos o grande softbox gelificado, você começa a ver como o gradiente de cores é alcançado mais uma vez.

A razão pela qual fazemos isso é garantir que todas as sombras da imagem sejam coloridas. Se simplesmente usarmos o gradiente de gel rosa para azul, as sombras do modelo no fundo causadas pelo próprio snoot óptico não serão coloridas, mas quando usarmos essa técnica mais avançada, você verá que todas as sombras o fundo agora é colorido e isso resulta em uma imagem muito mais limpa. Dê uma olhada abaixo para ver os resultados.

Iluminação para estúdio fotográfico: criando gradientes com géis coloridos
Iluminação para estúdio fotográfico usando géis coloridos para criar gradientes

Se você ainda não tiver certeza do que deveria estar vendo, tente comparar essas fotos com as imagens de configuração originais acima neste artigo. Viu como o banco e o modelo lançam uma sombra distinta na parede atrás deles? Agora compare com essas fotos novamente, veja como a cor na frente do modelo agora é exatamente a mesma cor da sombra na parede? Como mencionei acima, isso simplesmente resulta em uma imagem final mais limpa, embora exija um pouco mais de prática para chegar lá e torná-la tão limpa quanto essas fotos. Veja outras fotos que fiz com pequenos outros ajustes e variações.

Iluminação para estúdio fotográfico usando géis coloridos para criar gradientes
Iluminação para estúdio fotográfico usando géis coloridos para criar gradientes

Comentários finais

Em princípio, essas configurações são realmente muito simples. Afinal, estamos usando apenas uma luz em alguns casos…. e qualquer um pode colocar uma luz certo? 😉 Mas sempre que usamos uma fonte de luz MUITO forte como um snoot óptico, precisamos ser extremamente cuidadosos com onde a colocamos devido a essas sombras pouco lisonjeiras. Além disso, também precisamos estar atentos às cores que estamos combinando. Sempre use alguma teoria básica de cores, mas não se esqueça de considerar a densidade dos géis também”, finalizou Jake.

Você pode aprender outras técnicas de iluminação para estúdio fotográfico no blog do Jake neste link: https://jakehicksphotography.com e também ver outros artigos que postamos aqui recentemente no iPhoto Channel.

Artigos relacionados