Ensaios com gestantes Estúdio

Gestantes: no estúdio, menos é mais

Livros de fotografia

Fotos de família – e nisso se incluem as de gestantes – têm sido feitas com maior frequência ao ar livre, num estilo que alguns fotógrafos chamam de “life style”: registros espontâneos que têm o cenário natural como background. Nesses casos, quanto mais informação visual e maior colorido, melhor.

A relação se inverte quando o ensaio é feito dentro do estúdio. Ali, vale a velha máxima do “menos é mais”: fundo claro ou fundo escuro, a futura mamãe, e pronto. Quando muito um pufe, algum item que será da criança ou a eventual participação do pai. Não há distração que camufle um possível deslize. Mariana Valentini conhece a rotina. A paulistana de 34 anos fotografa grávidas e crianças desde 2007. Até aqui, sempre diante do fundo infinito.

“Agora estou com vontade de sair para externas, e fotografar outras coisas”, diz a artista plástica, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Essas outras coisas incluem moda e publicidade, áreas que ela tem afinidade por trabalhar também como modelo comercial.  “Comecei a fazer alguns books de modelos, e logo mostrarei em meu site”, informa a moça, que já desenvolve uns trabalhos bem diversos em fotografia: gosta de clicar aviões em voo e também tem uma série de imagens sobre balé.

Com o filho Juliano: maternidade levou Mariana a fotografar

Comercialmente, seu negócio são as gestantes e os bebês, uma opção que surgiu com a sua primeira gravidez. Mariana ficou espantada com as mudanças no próprio corpo (“me deixou encantada, já que sou magrinha e minha barriga ficou muito grande”) e, após o nascimento do filho Juliano, a então arte educadora resolveu mudar de área e se dedicar à fotografia: “Logo após começar a fotografar as grávidas, vieram os bebês, as crianças e a marca Babytown, que tem um lindo trabalho e eu sou a fotógrafa exclusiva das coleções deles”, conta.

Apesar de querer fotografar suas clientes ao ar livre, Mariana não acha que a tendência pelas externas exerça uma pressão sobre seus ensaios em estúdio. “Não interfere em nada, pois quem me procura, quer exatamente o que viu no meu portfolio, então as pessoas já estão à procura de fotografia de estúdio quando entram em contato”, afirma.

Fã de fotografias PB sobre fundo branco, a artista e fotógrafa aprecia retratar suas clientes em diagonal, de perfil ou deitadas. “Gosto muito do nu também. Quanto mais minimalista, mais eu gosto”. Ela avisa, porém, que é preciso ter cuidado, pois acha fácil o ensaio descambar para o cafona. Assim, reforça, menos é mais. “E também a pessoa tem que gostar bastante desse universo maternal, pois é um trabalho em que o carinho é imprescindível”, acrescenta Mariana.

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário