Ensaios de gestantes com fantasia
“Os ensaios com fundos preto ou branco são pouco glamorosos. Eu achava chato e desatualizado”, explica Lidi Lopez, fotógrafa de gestantes e crianças de São Paulo, a sua opção por fotografar futuras mães sob uma atmosfera mais fantasiosa, teatral. Com mais de 3 mil ensaios no currículo, ela comemora o acerto da sua decisão.
“No início, eu trabalhava em um estúdio pequeno, com poucas coisas e, aos poucos, as pessoas foram curtindo meu jeito diferente de trabalhar”, diz a especialista, que descobriu sua veia fotográfica após o nascimento do terceiro filho. Então ela fez um cursinho básico com três amigas e começou a fotografar festinhas infantis. Como nasceu para ser mãe, segundo se define, foi fácil escolher o mercado a seguir.
“Experimentei algumas técnicas e fui me aperfeiçoando. Cursei cinema e aprendi sobre luz de teatro. Assim, pude dar mais dramaticidade às minhas imagens. Com adereços, interferências, acessórios, cenários diversos e luzes frias e sombrias eu consigo imprimir a minha identidade nas fotos e eternizar um momento cheio de magia e mistério. A gravidez é um período encantador e é assim que ela tem que ser lembrada”, defende Lidi, que mantém um ritmo de trabalho intenso: realiza uma média de três sessões por dia. Cada uma dura, aproximadamente, duas horas.
A fotógrafa está há cinco anos no mercado. Para ela, manter a originalidade, tendo em vista o volume de trabalho e a especificidade do seu estilo, não é fácil. No entanto, é um desafio ao qual se lança com prazer: “Temos que todos os dias correr atrás de novos temas, cenários, inspirações… Mas isso para mim é normal. Faz parte de mim e da minha inquietude! Eu não vivo de rotina, todos os dias busco novidades! Filmes, clipes e editoriais são boas inspirações e sempre estamos de olho”, garante.
Para criar seus cenários, a fotógrafa lança mão de uma série de artifícios de iluminação: luzes de cinema, canhões de luz, iluminação de refletor de teatro, luz de LED, flashes e luzes de preenchimento. Embora tudo isso caiba muito bem nos ensaios de grávidas, ela informa que não funciona muito bem para sua outra especialidade, a fotografia de crianças. “Por exemplo, luz de contra, só funciona com grávidas. Com bebês, não fica tão bacana por conta do movimento. A pessoa precisa estar fixa no local e com crianças nunca conseguimos fazer isso. Com crianças a gente faz algo mais tradicional, sem perder a beleza, claro!”
Lidi credita o bom resultado de um ensaio a uma conjunção de fatores, da boa direção ao correto posicionamento das luzes. “Eu divido meus ensaios em cenas e aí busco o que desejo. Para isso os personagens, luzes, cenários e figurinos precisam estar de acordo”. Satisfeita com a boa repercussão ao seu jeito particular de retratar a gravidez, ela recomenda aos aspirantes a fotógrafo que procurem valorizar a originalidade. Para isso, sua dica é: “Procurar algo que venha de você, da sua alma, do seu coração… Isso só você tem! Totalmente original”.
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