Diretor do Instagram diz que “fotógrafos ainda são relevantes” no aplicativo
Parece que o Instagram está meio perdido em suas estratégias. No final do ano passado, o diretor do Instagram, Adam Mosseri, disse que o aplicativo não era mais de compartilhamento de fotos e que o foco da plataforma seria em vídeos. A ideia era transformar o Instagram num clone do TikTok.
E assim, nos últimos meses, dezenas de novos recursos foram adicionados para converter tudo em vídeo no feed e stories através dos Reels. Fotógrafos e amantes da fotografia do mundo inteiro perderam até 44% do alcance e criaram campanhas para protestar contra às mudanças do aplicativo.
Muitos optaram em migrar para um novo aplicativo, o BeReal, que se tornou o app mais baixado nos Estados Unidos. E pode ser apenas uma coincidência, mas durante uma sessão semanal de perguntas, Adam Mosseri agora afirmou que o Instagram “fomos longe demais no vídeo” e que “os fotógrafos ainda são relevantes” no aplicativo.
Durante a Live, um seguidor perguntou a Mosseri: “Como os fotógrafos podem continuar sendo relevantes no Instagram?”. Mosseri respondeu: “Acho que os fotógrafos ainda são relevantes no Instagram hoje, ao contrário da crença popular”. Nem parecia a mesma pessoa que a meses atrás disse que o Instagram não era mais um aplicativo de compartilhamento de fotos. Fanfarrão!
Mas o que pode estar por trás desse novo posicionamento? Simples, milhões de usuários fiéis ao aplicativo se posicionaram contra às mudanças, novos recursos focados em vídeo e a transformação do Instagram num clone do TikTok. Obviamente, isso não seria suficiente para a empresa mudar de ideia.
O que esses diretores analisam são apenas planilhas financeiras de olho em mais lucros. Por isso, o mais provável é que o Instagram não está atraindo nem usuários do TikTok, nem novos usuários interessados em suas “novidades de vídeo”. Sem falar, que criar vídeos é muito mais complexo para a maioria dos usuários, enquanto a postagem de fotos é mais simples, rápida e de fácil captura e edição.
Quando Mosseri fala “Fomos longe demais no vídeo”, mostra claramente que os usuários não aderiram tanto quanto eles queriam ou acreditavam e agora precisam tentar reconquistar os fotógrafos e amantes das postagens de fotografia. Bem, esperamos que assim seja!
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente.