Tendência

Exclusivo! Instagram não é mais um aplicativo de compartilhamento de fotos

Segundo diretor do aplicativo, a rede social mudará seu foco para o entretenimento, vídeo e compras.

Sem dúvida, essa é a notícia mais impactante dos últimos meses sobre as redes sociais. Ontem, 30 de junho de 2021, o diretor do Instagram Adam Mosseri publicou um vídeo na sua conta no Twitter onde afirma de forma bombástica que “Não somos mais um aplicativo de compartilhamento de fotos”. E isso pode mudar completamente a estratégia de divulgação e marketing de milhões de fotógrafos em todo o mundo.

Mas por que o Instagram deciciu mudar seu foco?

Simples, a razão do reposicionamento do Instagram é o forte crescimento do TikTok, que a longo prazo poderia decretar o fim do Instagram. Por isso, segundo Adam Mosseri, a rede social mudará seu foco para o entretenimento, vídeo e compras. “O principal motivo pelo qual as pessoas dizem que usam o Instagram, segundo as pesquisas, é para se divertir. E se as pessoas estão olhando para o Instagram para se divertir, e há uma competição acirrada, temos que abraçar isso. E isso significa mudança”, disse o diretor.

Instagram vai “abraçar o vídeo de forma mais ampla”

Em outro ponto do vídeo, publicado no Twitter, Adam explica que a inclinação do Instagram para o vídeo e entretenimento é para se manter relevante no mercado frente a concorrentes “enormes” como o TikTok e Youtube. E, por isso, o aplicativo precisa evoluir e “abraçar o vídeo de forma mais ampla” aumentando suas integrações IGTV, Reels e Stories. 

Para isso, segundo Adam, o Instagram vai se dedicar em mais experiências de vídeo em tela cheia em vez de um “aplicativo de compartilhamento de fotos quadrado”. E isso significa uma reinvenção do Instagram, afinal, o aplicativo nasceu fundamentalmente com o objetivo de compartilhar fotos. Veja abaixo o vídeo completo publicado por Adam Mosseri, diretor do Instagram, no Twitter:

E a mudança já começou. Um exemplo claro disso é o algoritmo do Instagram recomendar no feed conteúdos não relacionados as contas que você segue. Não por acaso, o TikTok e Youtube já usam essa estratégia de recomendação de conteúdo mais ampla a muito tempo. Ou seja, o Instagram está adotando ferramentas dos concorrentes consideradas mais eficientes para entrega de conteúdo aos usuários.

Como esse grande reposicionamento do Instagram pode afetar bastante o mundo da fotografia e fotógrafos, inclusive comercialmente, vamos acompanhar bem de perto essas mudanças e manter você bem informado para ajustar suas estratégias de divulgação e marketing. Até a próxima!

Sobre o autor: Altair Hoppe é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais – Volume 1, Volume 2, Volume 3, Volume 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios e dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. A série de livros e DVDs vendeu quase de 100 mil exemplares em todo o Brasil. Foi membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos “in company” por todo o país há mais de 17 anos. Seus cursos foram assistidos por mais de 20 mil profissionais, numa série de mais de 400 workshops e 50 congressos. Foi consultor do quadro Detetive Virtual, do Fantástico, da Rede Globo, e participou do programa Encontro, com Fátima Bernardes e Roberto Justus +. É diretor da iPhoto Editora.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *