Tendência

A história por trás da foto “Mãe Migrante”, de Dorothea Lange

Essa, sem dúvida, é uma das fotos mais marcantes e icônicas da história da fotografia, a “Mãe Migrante”. Em 1936, a fotógrafa Dorothea Lange tirou esta imagem de uma mulher carente, Florence Owens, de 32 anos, com um bebê e outros dois de seus sete filhos em um acampamento de colhedores de ervilhas em Nipomo, Califórnia. 

Lange tirou a foto, que veio a ser chamada de “Mãe Migrante”, para um projeto encomendado pela Administração de Segurança Agrícola para documentar a situação dos trabalhadores agrícolas migrantes. Sua imagem dos Owens logo foi publicada nos jornais, levando o governo a entregar ajuda alimentar ao campo de Nipomo, onde milhares de pessoas passavam fome e viviam em condições precárias; no entanto, nesse ponto Owens e sua família haviam se mudado.

A icônica foto de Dorothea Lange da Grande Depressão americana em 1936

“Mesmo que muitas outras fotos tenham sido feitas na campanha, esta foi a que mais se destacou. Provavelmente, devido ao olhar distante da mãe, que nos sugere que ela está perdida em seus pensamentos. Seus três filhos se apoiam sobre seu corpo. A despeito de sua expressão cansada, temos a impressão de que essa mulher não irá desistir”, descreveu o site Cultura Fotográfica.

A foto de Lange tornou-se uma imagem definidora da Grande Depressão nos Estados Unidos, mas a identidade da mãe migrante permaneceu um mistério para o público por décadas porque Lange não perguntou seu nome. No final da década de 1970, um repórter localizou Owens (cujo sobrenome era então Thompson), em sua casa em Modesto, Califórnia. 

Thompson criticou Lange, que morreu em 1965, afirmando que se sentia explorada pela foto e desejava que não tivesse sido tirada e também expressando arrependimento por não ter ganho dinheiro com isso. Thompson morreu aos 80 anos em 1983. Em 1998, uma impressão da imagem, assinada por Lange, foi vendida em leilão por US$ 244.500.

Apesar deste retrato mais próximo ter se tornado o clique mais famoso de Dorothea Lange e símbolo da Grande Depressão americana, a fotógrafa fez uma série de fotos de Florence Owens e seus filhos no acampamento dos agricultores. Veja abaixo a sequência de fotos:

Foto: Dorothea Lange
Foto: Dorothea Lange
Foto: Dorothea Lange
Foto: Dorothea Lange
Foto: Dorothea Lange

Fontes: History Channel e Cultura Fotográfica

Artigos relacionados