Trabalho voluntário para a Magnum? Nem pensar!
A Magnum Photos publicou em sua página no Facebook que busca voluntários que queiram trabalhar como assistentes de Richard Kalvar, fotógrafo membro da famosa agência, na cobertura das convenções dos partidos Democrata e Republicano, nos Estados Unidos, entre o final de agosto e início de setembro.
Apesar do prestígio da cooperativa, fundada em 1947 por Henri Cartier-Bresson, David “Chim” Seymour, George Rodger e Robert Capa, a ideia de trabalhar de graça para a Magnum não agradou, a julgar pelos comentários que acompanham a postagem.
“Eu não gosto da ideia de uma grande agência como essa buscar pessoas para trabalhar de graça, especialmente com toda essa discussão a respeito de direitos de fotógrafos e pagamentos”, comentou Stefan Sobotta. “Que vergonha, Magnum. Você deveria pagar a mão de obra especializada e não procurar voluntários”, postou Rhonda Vanover.
Ao que parece, a possibilidade de atuar na cobertura de um evento importante ao lado de um fotógrafo de primeiro time não constitui pagamento suficiente. Qual a sua opinião? Ah! Para se candidatar a uma vaga, é preciso ter experiência com o Photoshop e Bridge, carteira de habilitação e conhecer bem Tampa ou Charlotte, cidades onde ocorrerão as convenções.