TikTok lança modo de compartilhamento de fotos e ameaça ainda mais o Instagram
Enquanto o Instagram abandonou os fotógrafos para imitar o TikTok, o concorrente está de olho em atrair também os usuários e amantes da fotografia. Agora os TikTokers poderão fazer o upload e postar em seu feed fotos únicas ou várias, no formato de carrossel, igualzinho fazemos no Instagram.
“Para quando você preferir se expressar em outros formatos além do vídeo, lançamos o Modo Foto, um novo formato de carrossel disponível em dispositivos móveis para conteúdo de fotos, ideal para compartilhar imagens de alta qualidade no TikTok”, disse a empresa ontem (06/10/2022) no lançamento do novo recurso.
O lançamento do novo recurso pelo TikTok coloca ainda mais pressão no Instagram, que falhou miseravelmente na estratégia de se tornar um clone do TikTok com os Reels e ainda abandonou seus tradicionais usuários e amantes de postagens com fotografia.
E o objetivo do TikTok é muito claro: atrair o público de fotografia descontente com as últimas atualizações do Instagram. Se conseguir fazer isso com sucesso, o Instagram terá uma vida muito curta no mercado, pois o TikTok já domina imensamente o mercado de vídeo e se atrair também o de fotografia, será o fim do Instagram.
“O Modo Foto permite que você compartilhe postagens de carrossel de imagens estáticas que são exibidas automaticamente uma após a outra. Você pode adicionar música para trilhar as imagens, que os espectadores podem percorrer em seu próprio ritmo”, explicou a empresa.
Num momento em que todas as redes sociais estão se concentrando em vídeo, o TikTok, que domina amplamente esse segmento, parece está dando um passo a frente investindo agora com força na fotografia. Então, mesmo quem até agora torcia o nariz para o aplicativo, talvez precise dar o braço a torcer e aderir ao movimento do TikTok, que possui um engajamento e alcance muito maior do que os concorrentes.
Some-se a isso, a mais recente novidade do Instagram, que anunciou nessa semana que vai adicionar ainda mais anúncios no aplicativo, piorando ainda mais a experiência dentro da plataforma já sobrecarregada de propagandas. Por fim, a onda TikTok ainda leva mais vantagem pela falta de clareza dos diretores do Instagram de qual caminho seguir. Primeiro, disseram que o aplicativo não era mais de compartilhamento de fotos e focariam em vídeos. Mas agora, diante dos péssimos resultados de engajamento, ao que parece, não sabem mais que caminho seguir. E pior do que ter um rumo ruim é não ter um rumo.
Leia também: