Dicas de Fotografia

5 dicas para compor fotos com linhas principais

dicas de composição fotográfica e linhas principais
Prathap DK

Usar as linhas principais na composição de fotos faz com que os olhos conduz os olhos de quem vê a imagem para onde você gostaria como vimos nas dicas de composição fotográfica com Steve McCurry. Muitas vezes, compomos nossas fotos a partir das linhas principais sem saber. Um exemplo simples é quando fotografamos a paisagem de dentro de uma estrada. A própria estrada cria as linhas principais como podemos ver na foto abaixo.

dicas de composição fotográfica e linhas principais
Prathap DK

1. O que são linhas principais na composição de fotos

A linha principal é o que leva você de um ponto a outro em uma imagem. Nossos olhos naturalmente seguem as linhas. Seu olho conecta os pontos inconscientemente. Você faz uma linha, um triângulo e/ou um quadrado. Esse é o poder da linha na fotografia. Ao usar esta técnica para compor sua fotografia, você pode forçar o espectador a seguir a linha, levando-o a uma viagem visual. É uma das mais simples e mais poderosas técnicas de composição fotográfica usadas ​​na fotografia de paisagem. Os fotógrafos de paisagem sempre olham para as linhas principais na natureza, criando uma sensação de profundidade na imagem, e também para levar o espectador para o assunto principal.

Prathap DK
Prathap DK

2. Como usar as linhas principais

A ideia é levar o espectador para a cena com a ajuda de linhas literais, ou imaginárias/ implícitas, na cena. A fotografia se torna muito mais interessante quando esta linha leva o espectador para o assunto principal, ou um ponto de ancoragem. O ponto mais importante é usar as linhas principais para guiar o espectador na cena. Não faria muito sentido, se ela levar o espectador para fora da cena.

Prathap DK
Prathap DK

3. Principais aspectos das linhas de composição

Alguns dos aspectos importantes do uso de linhas em sua composição fotográfica são:

– Guiar o espectador pela fotografia;

– Guiar o espectador de um ponto a outro;

– Guiar o espectador para o assunto principal

Prathap DK
Prathap DK

Especificamente na fotografia de paisagem, criar a ilusão de profundidade é muito necessário. A fotografia se torna mais atraente combinando a técnica das linhas principais com a regra dos terços. Abaixo, o espectador é guiado a partir do primeiro plano, e através de todo o caminho até ao fundo. Além disso, o horizonte está no terço superior do quadro, seguindo a Regra dos Terços, e criando uma fotografia da paisagem dinâmica.

4. As linhas de composição nas fotos de paisagem

Na natureza, há muitos elementos que podem ser usados ​​como linhas principais: Estradas; Vias férreas; Calçadões; Caminhos; Cachoeiras; Riachos; Beira da praia; Série de árvores ou postes; Seixos ou pedras no litoral; etc. A lista pode continuar. É incrivelmente simples de usar linhas principais a partir de paisagens, você apenas tem que olhar ao redor com atenção.

5. Tipos de linhas principais na composição de fotos

As linhas principais podem ser retas ou curvas, e linhas retas também podem ser horizontais, verticais ou diagonais. A linha horizontal induz uma sensação de calma, enquanto que uma linha vertical representa a força. As linhas diagonais podem ser muito interessantes uma vez que representam energia. Se usadas corretamente, as linhas diagonais pode fazer uma imagem sem brilho tornar-se mais atraente.

dicas de composição fotográfica e linhas principais
Prathap DK

A linha curva torna uma composição fotográfica interessante, uma vez que espirais em torno do quadro pedem mais atenção. O espectador acabará por observar mais partes da imagem. Uma curva em S é a preferida por muitos fotógrafos de paisagens pela sua capacidade de se conectar a muitas partes da imagem. Dá uma sensação de tranquilidade no expectador. Uma curva mais apertada, no entanto, pode induzir a sensação de perigo.

Fonte: Digital Photography School