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Documentos mostram que Reels estão fracassando. E agora Instagram?

A gente cantou essa bola na semana passada quando o diretor do Instagram, Adam Mosseri, voltou atrás e disse que os “fotógrafos ainda são relevantes” no aplicativo (leia aqui). Estava muito óbvio que algo tinha dado errado na estratégia do aplicativo em apostar todas suas fichas nos vídeos e Reels. Ontem, o The Wall Street Journal revelou documentos internos do aplicativo que mostram que os Reels estão fracassando na missão de tornar o Instagram um clone do TikTok.

De acordo com os documentos, os Reels têm menos de 10% do engajamento dos vídeos do TikTok e está caindo cada vez mais. Somente em agosto, a queda do engajamento do Reels foi de 13,6% em comparação ao mês anterior. Outro dado devastador do documento para o “fracassado clone do TikTok” é que a maioria dos usuários do Reels não tem nenhum envolvimento com as postagens e que quase um terço do conteúdo é feito em outro aplicativo e apenas repostado na plataforma.

Reels Instagram

Assim, os documentos apenas confirmam o que afirmamos no texto da semana passada quando o diretor do Instagram disse que os fotógrafos e amantes da fotografia ainda são importantes para o aplicativo: “Mas o que pode estar por trás desse novo posicionamento? Simples, milhões de usuários fiéis ao aplicativo se posicionaram contra às mudanças, novos recursos focados em vídeo e a transformação do Instagram num clone do TikTok. Obviamente, isso não seria suficiente para a empresa mudar de ideia.

O que esses diretores analisam são apenas planilhas financeiras de olho em mais lucros. Por isso, o mais provável é que o Instagram não está atraindo nem usuários do TikTok, nem novos usuários interessados em suas “novidades de vídeo”. Sem falar, que criar vídeos é muito mais complexo para a maioria dos usuários, enquanto a postagem de fotos é mais simples, rápida e de fácil captura e edição.

Quando Mosseri fala “Fomos longe demais no vídeo”, mostra claramente que os usuários não aderiram tanto quanto eles queriam ou acreditavam e agora precisam tentar reconquistar os fotógrafos e amantes das postagens de fotografia.

Por isso, sempre falamos que o Instagram estava totalmente perdido e que “suas ideias” eram meras cópias do TikTok e que isso era a fórmula do fracasso. E agora as “mentes brilhantes” do Instagram descobriram que seus usuários não queriam um clone do TikTok. Mas como o aplicativo ignorou muito os fotógrafos e reduziu em até 44% o alcance das postagens com fotografia, agora pode ser tarde demais para reconquistar muitos usuários.

Reels Instagram

Se não mudar rapidamente de rumo e implantar novos recursos para valorizar o conteúdo com fotos no Feed e Stories, o Instagram vai silenciosamente rumar a extinção nos próximos anos. Um dos aspectos fundamentais é aumentar novamente o alcance das postagens de forma orgânica e parar de tentar forçar indiretamente que usuários tenham que pagar o impulsionamento para ter alguma visibilidade. Mas para isso o Instagram vai precisar abrir mão de uma parte do seu lucro. Se não fizer isso em breve é questão de tempo para o aplicativo ficar cada vez mais inexpressivo.

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