Representações do nu em exposição na Lume

-dg`

Oferecer algumas representações do corpo humano despido, esse tema tão recorrente na arte contemporânea, é o mote de O acervo do nu, exposição em cartaz na galeria Lume, no Itaim Bibi, em São Paulo. A mostra tem curadoria de Paulo Kassab Júnior e reúne trabalhos de três artistas, dois deles fotógrafos: Gabriel Wickbold e Gal Oppido – completa a trinca o artista plástico Florian Raiss.

A série de Gabriel Wickbold propõe a interação entre homem e natureza, em um ambiente onde o corpo se comporta como uma base “limpa” ao inevitável domínio da natureza. Embora possa sugerir uma metáfora acerca da influência humana sobre o meio ambiente, Gabriel se diz movido por questões mais filosóficas. As imagens fazem referência à arte figurativa grega, em razão das cores, da força dos personagens e do realce à observação direta dos corpos.

Já Gal Oppido investiga as ações da natureza como definidoras da expressão corporal. O artista explora essas influências sobre o corpo e todas as suas possibilidades. Nas obras expostas, os corpos saem do seu contexto habitual e interagem com formas e objetos influenciados pela força da gravidade.

Florian Raiss, por sua vez, apresenta esculturas que dão forma a quadrúpedes, despertando um aprofundamento acerca do corpo e da dualidade da condição humana.

A exposição fica em cartaz até 9 de agosto na Rua Joaquim Floriano, 711 (2º andar).

Foto: Gal Oppido

Gabriel-Wickbold-2

Gabriel-Wickbold-1

Artigos relacionados