Fotografia de palco Inspiração Portfolio

[Portfolio] Guto Muniz

congresso de fotografia

O mineiro Guto Muniz encontrou as suas duas paixões na faculdade, em 1986. Cursava publicidade na PUC Minas e logo no primeiro período teve uma disciplina de teatro. No período seguinte, fotografia. “As duas me tocaram profundamente”, afirma. E tanto isso é verdade que Guto montou um grupo de teatro amador com amigos, ao passo que, no ano seguinte, se tornou monitor de fotografia do laboratório da PUC.

Foi também em 1987 que o agora fotógrafo experiente cobriu seu primeiro espetáculo: Antígona, da companhia Sonho e Drama, de Belo Horizonte. Não parou mais: “O grupo de teatro do qual participava acabou em pouco tempo, mas eu continuei na carreira de fotógrafo”.

Com o tempo, a cena teatral na capital mineira foi crescendo, grupos e festivais surgindo. Isso possibilitou a Guto mudar aos poucos o foco do seu trabalho, da publicidade que o sustentou nos primeiros anos, para a fotografia de artes cênicas, sua verdadeira vocação. “Neste ano completo 25 anos de carreira e, para comemorar, lancei o site Foco in Cena, que abrigará todo o meu acervo de mais de mil espetáculos. Neste momento, ele já conta com metade desses trabalhos publicados”, informa Guto, cujos planos futuros estão intimamente ligados à memória das artes cênicas e à tentativa de aproximar cada vez mais essa arte do grande público por meio da fotografia.

Foto: Guto Muniz

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!