[portfolio] Carlos Aliperti

“Um desabafo da alma”, é assim que Carlos Aliperti, 58, vê a fotografia, com a qual teve contato na adolescência, em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo. Inclusive, guarda com carinho a Zeiss Ikon Contarex que foi de seu pai, companheira de suas primeiras experiências fotográficas.

Nascido na capital, Carlos sempre trabalhou como diretor de arte e designer gráfico, desenvolvendo seu trabalho autoral em paralelo. Porém, cansado da fotografia analógica e do “cheiro de ácido acético”, resolveu dar um tempo. E lá se foram dez anos sem fotografar, até que, quatro anos atrás, estimulado pela evolução dos equipamentos digitais, retomou sua paixão.

Atualmente, desenvolve alguns trabalhos de fotografia para os clientes do seu estúdio de design gráfico e publicidade em Pinhal, onde mora desde os doze anos. Ano passado, teve a foto O cavalo e a neblina selecionada no Nikon Photo Contest e inserida no calendário comemorativo da competição. Este ano, seu projeto Fragmentos da Simplicidade foi escolhido em um programa de novos talentos e exposto no Museu da Imagem e do Som, entre junho e agosto.

No texto que apresentou a série, sua fotografia foi descrita como um trabalho “que alia a simplicidade à estética, ao cromatismo e à composição equilibrada. Está presente a criação de um artista que não se prende a padrões, estilos ou ensaios, e registra seu dia a dia naturalmente, sem pressa, pois, segundo Aliperti, para ‘cada fotografia existe o lugar certo, o momento certo e, principalmente, o estado de espírito certo’”.

 

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Carlão! Parabéns por mais esta conquista. Você é certamente merecedor de todo reconhecimento.
    Felicidades sempre!!!

    1. Cara Lori,
      fiquei muito feliz em vê-la por aqui, no Photo Channel.
      Foi bem bacana essa oportunidade que tive para publicar alguns trabalhos. Muito obrigado e um grande abraço!

    1. Olá Edilene, muito obrigado pela sua visita. Você tem um olhar sensível e apuradíssimo. Adorei as séries no seu site. Abraços!

  2. Cara Lori,
    fiquei muito feliz em encontrá-la por aqui! Foi uma oportunidade bem bacana, conseguir publicar alguns trabalhos no Photo Channel. Muito obrigado e um grande abraço!