Obras de Miguel Rio Branco na Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado de São Paulo abre ao público neste sábado (26) a exposição Teoria da Cor, uma seleção de 40 obras do fotógrafo, cineasta e artista plástico Miguel Rio Branco. Com curadoria de José Augusto Ribeiro, curador e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em História e Crítica de Arte de Pinacoteca, a mostra apresenta trabalhos que remetem ao início da carreira do artista até a sua produção mais recente.

105516

Entre as obras em exposição haverá fotografias, instalações, objetos e pinturas. Ribeiro destaca a interação entre as diferentes linguagens, uma característica de Rio Branco. “Um grande exemplo pode ser percebido na natureza pictórica da fotografia do artista”, observa o curador. “Daí o fato de a sua pintura incorporar a colagem, insinuar volumetrias, e daí também a sugestão de ritmos narrativos, por meio da combinatória ou da projeção de imagens ‘paradas’, que apontam para a edição e a montagem cinematográfica”, analisa.

Neto do Barão do Rio Branco, filho de diplomata brasileiro e nascido na Espanha, Miguel vive no Rio de Janeiro. Membro da conceituada Agência Magnum, é considerado um nome de peso da fotografia brasileira contemporânea. Sua obra já foi exposta em museus pelo mundo e integra as coleções dos museus de arte moderna do Rio e de São Paulo, do Centre Pompidou de Paris e do Metropolitan de Nova York, entre outros. No cinema, dirigiu quatorze curtas e fotografou oito longa metragens, além de sete filmes experimentais. Sua exposição fica em cartaz na Pinacoteca até 19 de julho. 

Artigos relacionados