O Rio de Janeiro de antes com o de agora
O fotógrafo e designer Marcello Cavalcanti usou registros do início do século 20 de Augusto Malta para unir o Rio de Janeiro do passado com o do presente no projeto Augusto Malta Revival. Augusto Malta foi o fotógrafo oficial da cidade e registrou a maior parte dos eventos e mudanças ocorridas por lá, desde a demolição de cortiços à abertura da Avenida Rio Branco.Cavalcanti usa os mesmos ângulos das fotografias de Malta para clicar e fazer a montagem.
A ideia surgiu pela sua paixão pela cidade onde nasceu e cresceu e coincidentemente foi divulgada próximo da comemoração dos quase 450 anos de Rio de Janeiro. Conhecedor do trabalho de Augusto Malta em feiras de antiguidades, diz que o projeto não tem fins lucrativos e que foi uma “feliz coincidência” ser divulgado próximo à data de aniversário.
O fotógrafo expõe suas montagens em sua conta do Instagram, contrastando as paisagens de antes e de agora. “As fotos antigas têm poucas árvores. Por outro lado, fotos em ruas que pareciam supertranquilas, como a Rua Riachuelo, na Lapa, com poucas pessoas na calçada e o trilho do bonde no chão, foram difíceis de reproduzir porque o movimento de carros e ônibus hoje é caótico. As fotos no Centro ainda conservam muitos prédios da época, então fica mais fácil acertar o local”, revela.
Fonte: G1.