O que é mugshot? A fotografia símbolo de vergonha vira caso de sucesso com Donald Trump
Se existe uma fotografia que ninguém gostaria de estar, com certeza, seria numa mugshot. O termo em inglês era completamente desconhecido aqui no Brasil até na semana passada, quando o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve sua foto divulgada após ser fichado como réu pela polícia do Estado da Geórgia.
Na mugshot, Trump, um dos favoritos à eleição americana em 2024, aparece com a cabeça ligeiramente inclinada para baixo e encarando a câmera com um olhar firme e semblante fechado. Veja a mugshot de Donald Trump:
O que é uma mugshot?
Uma “mugshot” é uma fotografia do rosto de uma pessoa, geralmente tirada após sua prisão pela polícia. Essa imagem, também conhecida como “foto de detenção”, “foto do registro policial” ou “foto de ficha policial,” é usada para registrar visualmente a aparência da pessoa detida, incluindo detalhes como suas características faciais, expressão e possíveis sinais identificáveis, como tatuagens ou cicatrizes.
As “mugshots” são frequentemente utilizadas para fins de identificação, investigação criminal e arquivamento de registros policiais. A etimologia da expressão “mug shot” é intrigante: “mug” é uma gíria em inglês que se refere ao termo “rosto,” enquanto “shot” denota o ato de capturar uma fotografia. Esta terminologia tem suas raízes no século XVIII e, em tradução livre, poderia ser interpretada como qualquer imagem reduzida do rosto utilizada para diversos propósitos.
Trump transforma sua “mugshot” em símbolo da campanha e arrecada milhões
Trump é um empresário de muito sucesso e sempre foi muito habilidoso, mesmo em situações difíceis. E sua mugshot, que poderia ser um símbolo de vergonha e mancha em sua carreira política, agora se transformou em símbolo de sua campanha presidencial. O próprio Trump divulgou a mugshot em seu perfil no Twitter e a transformou em sua principal imagem para a campanha pela Casa Branca.
Desde que a mugshot de Trump foi divulgada na última quinta-feira (24 de agosto de 2023), sua campanha lançou um site com a venda de camisetas, canecas, adesivos e outros itens com a imagem. Em apenas três dias de vendas, Trump arrecadou mais de R$ 35 milhões, tornando a fotografia uma das mais famosas da história americana.
Mas como uma foto símbolo de vergonha para qualquer pessoa virou um caso de sucesso para Donald Trump? O ex-presidente está usando a foto para se mostrar vítima de uma implacável perseguição política e “caça às bruxas” orquestrada por seus opositores, principalmente, pelo atual presidente americano, o democrata Joe Biden.
A origem da foto de ficha policial
A prática de fotografar criminosos teve início na década de 1840, poucos anos após a invenção da fotografia. No entanto, foi somente em 1888 que o policial francês Alphonse Bertillon padronizou o processo, estabelecendo as bases para a captura uniforme de imagens de detidos.
As fotos mais antigas de criminosos tiradas para uso pela polícia podem ter sido tiradas na Bélgica em 1843 e 1844. No Reino Unido, as polícias de Liverpool e Birmingham já fotografavam criminosos em 1848. Em 1857, o Departamento de Polícia de Nova York tinha uma galeria onde daguerreótipos de criminosos eram expostos.
Hoje, as “mugshots” servem não apenas como ferramentas de identificação, mas também como um elemento em uma indústria em crescimento, onde a publicação dessas fotos é um negócio lucrativo, levantando questões sobre privacidade, ética e o uso de informações públicas para fins comerciais.