Manifestações em Belém ganham expo itinerante

Manifestação #belemlivre

Para marcar um mês da adesão da capital paraense às manifestações que ainda sacodem o Brasil, um grupo de fotógrafos belenenses decidiu realizar uma exposição itinerante. Batizada de Somos o Norte, a mostra é na verdade um fotovaral, e teve sua primeira exibição realizada no último final de semana, em frente à prefeitura municipal e depois na Praça da República, em Belém. Treze artistas participam do projeto, que teve início em uma oficina de fotografia documental da Associação Fotoativa.

A curadoria é do fotógrafo Guy Veloso, que foi responsável pela oficina. Segundo ele, a ideia surgiu da necessidade de os alunos colocarem em prática o que aprenderam na atividade, realizada há dois meses.

Desse modo, os participantes – Almir Trindade, Ana Miranda, Cecília Nascimento, Diego Dalmaso, Jade Jares, Karina Martins, Liliane Pirker, Lorenna Montenegro, Melissa Barra, Pedrosa Neto, Ronaldo Andrade, Victor Russo e Yasmin Alves – saíram às ruas para documentar os protestos que levaram milhares a percorrer as avenidas Almirante Barroso, Nazaré e Presidente Vargas em direção à prefeitura local.

Eles acompanharam também a ação do Movimento Belém Livre, que ocupou a câmara municipal durante a votação do plano plurianual da gestão municipal. O grupo cobriu ainda a Marcha das Vadias que ocorreu em Belém e protestos encabeçados por sindicalistas. De tudo isso, reuniu 30 imagens para compor a mostra, que será apresentada em outros locais, a serem eleitos pelos participantes, durante os próximos finais de semana.

Lorenna Montenegro (1)

Artigos relacionados