Tendência

Google: um canhão para atrair clientes e que fotógrafos não sabem aproveitar

O Instagram e as redes sociais criaram a falsa sensação entre fotógrafos que a melhor estratégia de vendas e para atrair clientes era ficar o dia todo, insistentemente, postando Stories, Reels ou posts no Feed. E assim, milhares de fotógrafos caíram na perigosa armadilha de deixar seus negócios totalmente dependentes dessas plataformas e ficando cegos para outras alternativas muito mais eficientes e com melhores resultados, como no caso do Google.

Toda vez que você, eu e qualquer pessoa no mundo precisam de um produto ou serviço, nada menos que 91% usam o Google para pesquisar. Sim, você leu corretamente: 91% das pessoas! Ou seja, não é dentro do Instagram, Facebook ou TikTok que as pessoas vão te procurar ou encontrar seu serviço de fotografia.

google

Além disso, mais da metade da população mundial usa ativamente o Google para fazer buscas. E desde o seu lançamento, em 1998, o volume de pesquisas no Google aumenta mais de 10% a cada ano. Ou seja, as chances dos seus serviços fotográficos serem achados só aumenta. Porém, muitos fotógrafos mais fácil apenas entrar numa rede social e criar uma conta gratuita e fazer os posts do que criar um site profissional. Contudo, isso é coisa do passado!

Realmente, antigamente era mais complicado criar um site com uma boa programação para que o Google recomendasse seus serviços. Mas nos últimos anos várias empresas conseguem criar sites gratuitos ou com um custo muito acessível para potencializar e melhorar o posicionamento das páginas de resultados orgânicos no Google, o famoso SEO.

Então, atualmente, para criar um site para ter um bom posicionamento no Google é super acessível e rápido. Além disso, o imenso volume de postagens de fotógrafos oferecendo serviços nas redes sociais para os mesmos clientes torna o processo de conversão de clientes muito mais difícil. Mas quando um cliente chega no seu site pelo Google, ele está vendo apenas seu trabalho, e assim vai conhecer mais profundamente sua qualidade fotográfica e portfolio e até sua biografia e história.

“as redes sociais mudam as regras e políticas de uso das contas e a qualquer momento você pode ficar sem seu perfil ou página”

Por fim, particularmente, o Instagram reduziu em até 44% o engajamento de postagens com fotografia nos últimos meses (leia mais aqui), e assim os fotógrafos foram duramente impactados com as recentes mudanças do algoritmo da plataforma para privilegiar os reels/vídeos. Sem falar que do nada, como está acontecendo com vários fotógrafos, o Instagram está limitando o alcance das postagens ou até excluindo as contas sem aviso ou muita explicação. Ou seja, as redes sociais mudam as regras e políticas de uso das contas e a qualquer momento você pode ficar sem seu perfil ou página. Mas quando você tem um site, ele é seu e você não deixa seu negócio nas mãos de terceiros.

Obviamente, você não precisa ser radical e ter apenas um site e deixar de lado suas redes sociais. Mas é importante você entender que há vida fora do Instagram e o Google, sem dúvidas, pode trazer uma montanha de clientes para seu negócio todo dia.

Ajude o iPhoto Channel

Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas, webdesigners e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Artigos relacionados