Exposição revê acervo de Sérgio Jorge

Sergio Jorge. Eder Jofre, o Galo de Ouro apos uma luta contra o pugilista Mendel no Ginasio do Ibirapuera, 1968
O pugilista Eder Jofre, após luta no Ginásio do Ibirapuera, em 1968, em foto de Sérgio Jorge

Ganhador do primeiro Prêmio Esso de Fotojornalismo, em 1960, o fotojornalista Sérgio Jorge está tendo sua carreira revista na exposição Sérgio Jorge – múltipla trajetória, em exibição no Museu da Cidade-Casa da Imagem, no centro de São Paulo.

A exposição, com entrada gratuita, vai até dia 10 agosto e reúne uma centena de imagens do fotógrafo, escolhidas pelo pesquisador e crítico Rubens Fernandes Junior.

O curador destaca a importância de se preservar arquivos fotográficos como os de Sérgio Jorge, que produziu mais de 60 mil imagens e registrou momentos importantes da vida brasileira, como a Caravana de Integração Nacional e a construção e inauguração de Brasília. Entre os ensaios que também o celebrizaram acrescentam-se os registros do milésimo gol de Pelé, a moda de Dener e Clodovil, as vitórias de Eder Jofre, a viagem à Antártida, além da vida de estrelas internacionais e também de políticos.

Sergio Jorge. Juscelino Kubitschek e o encontro das quatro rotas da Caravana da Integracao Nacional em Brasilia, 1959
Juscelino Kubitschek no encontro das quatro rotas da Caravana da Integração Nacional em Brasília, em 1959

“A exposição também abre a oportunidade de se discutir a importância da preservação dos arquivos fotográficos (como esse de Sérgio Jorge) e provocar outra discussão: o destino dos acervos fotográficos dos grandes conglomerados de comunicação impressa, dominante entre as décadas de 1930 e 1990”, observa Rubens Fernandes Junior.

Paulista de Amparo, nascido em 1937, Jorge teve passagens pelos principais jornais brasileiros dos anos 1960 e 1970, como O Dia, A Gazeta Esportiva e pelas revistas Manchete e Fatos & Fotos, da extinta Bloch Editores.

Uma foto sua, de um menino tentando salvar seu cachorro da temida carrocinha, conquistou o primeiro Esso de Fotografia da História.

Sergio Jorge.
Clodovil Hernandes e modelos, 1969
Sergio Jorge. Anhangabau, Sao Paulo, 1968
Vale do Anhangabaú, São Paulo, 1968

Artigos relacionados