Fotógrafo retrata nossa submissão aos smartphones

Em 2011, quando lançou o filme Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual, o diretor espanhol Gustavo Taretto já criticava a obsessão das pessoas com seus smartphones. Em algum momento do filme, o personagem Martin diz que “a internet me aproximou do mundo, mas me afastou da vida”, em uma crítica à cultura contemporânea tecnológica.

Este também é o tema da série The Death Of Conversation, do fotógrafo Babycakes Romero, que acredita que os gadgets estejam se tornando uma barreira para a comunicação. Dentre diversas outras situações, ele documentou amigos e desconhecidos substituindo uma conversa agradável pelo deslizar do dedo na tela (que está sempre a cerca de 10 centímetros abaixo de seus olhos).

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones

 “Eu vi que os smartphones estão se tornando uma barreira para a comunicação pessoal. Vi como as pessoas os usam como adereço social, para esconder seu constrangimento, para preencher o silêncio, mas, à medida que eu continuei observando e documentando esse fenômeno moderno, senti que os dispositivos foram, afinal, a causa desse constrangimento e do silêncio. Eles basicamente permitem que as pessoas se retirem, em vez de se envolverem. É quase como se estivéssemos começando a nos tornar incapazes de processar a vida de outra pessoa, porque nos tornamos tão preocupados com a nossa”, explicou ao site Buzzfeed.

Confira:

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_1

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_2

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_4

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_5

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_6

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_7

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_8

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_9

iPhotoChannel_babycakes-romero_obsessao-smartphones_10

banner-estudio-evolution12

Artigos relacionados