Fotógrafos são vítimas de golpe do cheque falso

Todo dia ouvimos e sabemos de pessoas que estão caindo em golpes por clonagem de telefone, WhatsApp ou cartão de crédito. E, obviamente, nós da fotografia, não queremos ser vítimas desse tipo de crime. Esse caso aconteceu nos Estados Unidos, mas vale o alerta para ficarmos atentos.

Um salão de eventos, no Texas, foi usado para aplicar o golpe de cheque falso em vários fotógrafos. Os golpistas entravam em contato com os fotógrafos, usando o nome do salão, para fechar um contrato para fotografar um evento no local. Dias depois do contato, os fotógrafos recebiam antecipadamente, pelo correio, um cheque com o pagamento do serviço. Porém, o valor do cheque era maior do que o combinado. Então, os golpistas entravam em contato novamente dizendo que se tratava de um erro e que os fotógrafos não precisavam devolver o cheque, mas apenas depositar a diferença do valor através de um aplicativo e conta online.

Foto: Mikhail Nilov / Pexels

Infelizmente, muitos fotógrafos que não ligaram para o salão de eventos para verificar se o suposto trabalho de fato existia ou se era possível resolver esse erro do cheque de outra forma, acabaram caindo no golpe e levaram um grande prejuízo fazendo o depósito da diferença do valor.

Mas o golpe podia ser ainda maior não fosse alguns fotógrafos mais desconfiados. Lynae Vosberg, proprietária do local de eventos, se viu respondendo a mais de uma dúzia de ligações de fotógrafos que tentavam verificar um evento que eles haviam sido contratados para fotografar. “Eu realmente não pensei nada sobre isso até receber a terceira ou quarta ligação”, disse a proprietária do local antes de perceber que o nome do seu negócio estava sendo usado para um golpe.

Como não cair em golpes?

Por isso, nunca deposite nenhum valor seja de um contrato de trabalho, venda ou compra de equipamento, sem antes verificar por telefone ou contato pessoal com os responsáveis pela negociação. Não acredite totalmente na ligação ou mensagem que está recebendo por email ou whatsapp. Faça você mesmo uma ligação e verificação dos dados e histórico do contratante. No caso da contratação de serviços, normalmente, desconfie de propostas de clientes que querem, espontaneamente, pagar um valor muito acima da média de preço do mercado, ou no caso da compra de equipamentos, como lentes e câmeras, de valores muito abaixo do normal. Sempre verifique e desconfie!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *