Fotógrafo recria conceito de Fotografia Documental de Customização
O privilégio de possuir algo diferente e único é um desejo constante dos consumidores. Algo que reflita a personalidade e seus gostos pessoais é difícil de encontrar. O público fã de peças customizadas cresce cada vez mais no mercado e assim designers, engenheiros e empresas de customização estão trabalhando todos os dias no desenvolvimento de novos produtos ou na modificação dos existentes.
Voltado para esse mercado, o fotógrafo Osvaldo Furiatto “criou” o conceito de Fotografia Documental de Customização, que consiste basicamente em documentar o processo de customização de um veículo ou qualquer outro objeto que possa ser customizado.
Osvaldo que a oportunidade surgiu durante uma conversa com o proprietário da Garage Henn, uma empresa de Campinas-SP especializada em customizações em motos Harley-Davidson. “Fui falar com ele sobre os detalhes de como seria o ensaio, quando ela estaria disponível para ser fotografada e, durante o papo, sugeri que todo o processo fosse registrado”, conta o fotógrafo.
O primeiro passo é fotografar a peça como era antes, quase como uma série de “antes e depois”. Em seguida, uma série de novos cliques durante a desmontagem, preparações, pinturas e remontagem. Para finalizar a foto final deve mostrar como a moto ficou, com ênfase nos detalhes que foram modificados. As mesmas partes foram fotografadas antes e depois para mudança fique clara.
Ao final foi realizado um ensaio com uma modelo mostrando o resultado final do serviço. O conceito todo é uma mistura de fotografia documental, making of, fotografia de still e ensaio artístico. Todo esse material riquíssimo em imagens virou um livro, que foi oferecido pela empresa ao proprietário da moto como recordação e demonstração do processo de personalização.
Confira as fotos: