Livros Natureza

Série de Zé Paiva faz escala no Tocantins

Parque Estadual do Cantão
Livro de fotografia
Parque Estadual do Cantão

Depois de percorrer as paisagens catarinenses e gaúchas, o fotógrafo Zé Paiva subiu o mapa em direção ao Tocantins para lançar o terceiro livro da série Expedição Natureza. O lançamento será dia 25 de outubro, às 17h30, no Palácio Araguaia, sede do governo do Tocantins. Na ocasião será inaugurada uma exposição com 47 fotos de Paiva, sob curadoria da pesquisadora Rosely Nakagawa, com permanência até 25 de novembro.

Expedição Natureza – Tocantins (FM Editorial, 144 págs., R$ 100) nasceu de uma viagem de férias. Zé Paiva visitou o estado na companhia de Adriana Dias Trevisan, doutora em gestão ambiental e autora dos textos do livro, e se encantou pelo que viu: “Foi amor à primeira vista! Voltamos com a ideia de fazer o livro”, disse.

Depois disso, foram 62 dias percorrendo o caçula dos estados brasileiros. Assim como nos outros volumes da série, o fotógrafo se concentrou nas unidades de conservação: esteve no Parque Nacional do Araguaia, no Parque Estadual do Jalapão, no Parque Estadual do Cantão, na Estação Ecológica da Serra Geral, no Parque Estadual da Serra da Cangalha (ainda em fase de criação), no Monumento Natural de Árvores Fossilizadas e na Reserva Extrativista do Extremo Norte.

O objetivo do livro é unir ciência e arte, afirma o autor, que produziu mais de 10 mil imagens, das quais 156 apenas entraram na edição. Zé Paiva também produziu um diário de bordo online da expedição, no qual relatou seu dia a dia em campo: “Subo um pouco na encosta para fotografar e, na volta, quando chego na estrada, vejo dois vaqueiros cavalgando em minha direção. Me dizem que é bom encontrar alguém para conversar, pois tem pouca gente naquela região. Peço para fazer um retrato com a Serra (da Catedral) de fundo e eles topam. Bonito ver gente tão simples e com altivez e orgulho bom da sua condição humilde. Pode parecer um paradoxo, acho que só ao vivo faz sentido”, narra uma das histórias publicadas ali.

Jalapão
Garça-moura, Parque Nacional do Araguaia, Tocantins
Lagoa da Confusão, Tocantins
Parque Nacional do Araguaia
Ciganas (Opisthocomus hoazin), Parque Estadual do Cantão

 

 

Sobre o autor

Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário