Tendência

Fotógrafo de casamento quer plantar 5 mil árvores

O fotógrafo de casamento Pablo Roniere, de Belém, no Pará, criou um projeto para plantar 5 mil árvores na floresta amazônica até 2025. O projeto chamado “Plantar para colher” visa recuperar nas áreas mais afetadas pelo desmatamento no estado do Pará. 

“A gente tem uma meta de plantar 5 mil árvores. A importância é de conscientização das famílias sobre desmatamento, restaurar áreas, nascentes de vários igarapés impactados com esse desmatamento com relação à qualidade e quantidade da água”, disse o fotógrafo.

O fotógrafo Pablo Roniere

Mas como Pablo pretende fazer o plantio de tantas árvores? A ideia é envolver diretamente 10 famílias e propriedades. “A gente vai realizar esse plantio de árvores por meio dos plantios agroflorestais, envolvendo diretamente várias famílias. O projeto deve ocorrer nas cidades de Belém, Paragominas, e Castanhal, principalmente nas agrovilas”, explicou Pablo Roniere.

A primeira etapa da ação será o plantio de 500 mudas de árvores, no dia 15 de janeiro de 2023, na área da Universidade Federal do Pará – Área de Medicina Veterinária, em Castanhal. “A cidade foi escolhida para esse plantio por estar em uma região que historicamente sofre com falta de água. Desta forma, vamos auxiliar na recuperação da mata das margens dos rios para, assim, melhorar a condição do ciclo hídrico da região”, contou o fotógrafo.

Sebastião Salgado plantou mais de 4 milhões de árvores

A iniciativa do fotógrafo Pablo Roniere não é inédita entre profissionais de fotografia que mostram preocupação com a preservação ambiental e a construção de um mundo melhor. O maior exemplo que temos nesse tipo de ação é Sebastião Salgado. O consagrado fotógrafo plantou mais de 4 milhões de árvores numa propriedade na família, em Minas Gerais.

Propriedade da família de Sebastião Salgado foi recuperada com o plantio de 4 milhões de árvores em 20 anos

Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Wanick Salgado, criaram o Instituto Terra, para coordenar o plantio e restauração da floresta na propriedade. “Apenas cerca de 0,5% da terra estava coberta de árvores. Então minha esposa teve a ideia fabulosa de replantar essa floresta. E quando começamos a fazer isso, todos os insetos, pássaros e peixes retornaram e, graças a esse aumento das árvores, eu também renasci”, contou o Sebastião Salgado ao jornal britânico The Guardian.

O processo de replantio das árvores começou em 1999 e demorou 20 anos para ser completado. Antes do projeto, a propriedade sofria com a escassez de água, que voltou em abundância após o crescimento da nova floresta. Sebastião Salgado chegou a leiloar uma rara câmera Leica para arrecadar fundos para investir no projeto. No vídeo abaixo, o fotógrafo conta um pouco sobre esse projeto incrível:

Artigos relacionados