8 filmes que todo fotógrafo deveria assistir

Nove entre dez fotógrafos citam a famosa frase de Ansel Adams: “Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes aos quais assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou”. Muito da fotografia é inspirado na arte, no cinema, na música, no conjunto de experiências que forma o background do próprio fotógrafo.

Há quem assista a filmes por puro lazer, para se “desligar” um pouco da realidade ou pelo aprendizado. Os motivos são inúmeros, mas é inegável que assistir a filmes complementa a bagagem cultural de qualquer pessoa. Por isso, separamos alguns filmes com fotografia marcante para você se inspirar e aprimorar o seu olhar fotográfico.

1. Gravidade

O drama que traz Sandra Bullock e George Clooney em uma missão de conserto do telescópio Hubble ganhou a estatueta de melhor fotografia no Oscar de 2014. Leia a sinopse completa do longa aqui.

2. Janela Indiscreta

Hitchcock demonstrou claramente seu gênio para suspense neste filme, que conta a história de um fotógrafo que fraturou a perna e se vê obrigado a permanecer numa cadeira de rodas. A consequência do acidente foi uma obsessão por observar os dramas pessoais dos seus vizinhos. Confira a sinopse aqui.

3. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 

O filme é um primor visual: a fotografia é belíssima, muito bem trabalhada, rica em detalhes, bem colorida e um dos grandes destaques do filme. Leia mais.

4. O Clube do Bangue-Bangue

O drama é baseado nas investidas dos fotógrafos para capturar os últimos dias do apartheid na África do Sul, um dos períodos mais violentos da História. Quatro fotojornalistas arriscam suas vidas para mostrar ao mundo o que acontecia em lugares que ninguém mais tinha coragem de ir. O filme é baseado em fatos reais e é recomendado a todos os apaixonados por fotografia de guerra. Leia sobre o filme aqui.

5. A Doce Vida

A obra de Federico Fellini conta a história de Marcello Rubini, um jornalista que escreve fofocas para os tabloides sensacionalistas. A fotografia do filme chama a atenção e serviu de inspiração para vários fotógrafos. Leia tudo sobre aqui.

6. Annie Lebovitz: A vida Atrás das lentes

O documentário conta a história da renomada fotógrafa Annie Leibovitz, narrado em muitas partes pela mesma, e contém muitas entrevistas de celebridades, escritores e diretores. Um filme imperdível para apreciadores do trabalho da fotógrafa. Veja a sinopse.

7. Henri Cartier-Bresson: O Olho do Século

Este excelente documentário sobre a vida e a obra do francês Henri Cartier-Bresson, um dos mestres do fotojornalismo, que difundiu o conceito do instante decisivo. Este documentário contém diversas entrevistas e análises do trabalho de Cartier-Bresson. Leia tudo.

8. The Genius of Photography

Documentário que contêm entrevistas com alguns dos maiores nomes da fotografia mundial, dos quais se destacam: William Eggleston, Goldin Nan, William Klein, Martin Parr, Mann Sally, Robert Adams, Teller Juergen, Andreas Gursky. Leia mais.

Lembre-se que listas são apenas referenciais e cada qual apresenta diferentes opções. A sua, por exemplo, quais filmes teria?

Sair da versão mobile