Em SP: aprenda impressão fotográfica em platina
Estão abertas as inscrições para o Workshop sobre Impressão com Platina/Paládio, do fotógrafo Leonardo Bittencourt. Será ensinado o processo clássico de impressão, patenteado por Willian Wills em 1983, em evento realizado na Casa Ranzini, em São Paulo/SP. As inscrições podem ser realizadas diretamente por e-mail ([email protected]) ou telefone (47) 9192-3088.
A impressão com Platina/Paládio conta até hoje com prestígio e grande interesse de colecionadores e galeristas devido às suas qualidades visuais. Nomes como Manuel Álvarez Bravo, Imogen Cunningham, Irving Penn, Alfred Stieglitz, Edward Weston, Elliot Erwitt, Sebastião Salgado e Nick Brandt utilizaram ou ainda utilizam este tipo de impressão para suas obras.
De forma sintética, a impressão com platina/paládio é um processo de impressão por contato apertado entre um negativo e uma folha de papel 100% algodão revestida com uma solução baseada em oxalato de ferro e sais de chloroplatinite (platina) e/ou chloropalladite (paládio), expostas a uma fonte de luz UV.
Características importantes deste processo de impressão:
- A imagem apresenta um tom geralmente mais quente do que a impressão tradicional com prata;
- Gama tonal ampla e suave (mais tons de cinza entre o preto e o branco);
- A textura do papel utilizado ressalta a tridimensionalidade da imagem;
- Utiliza papéis 100% algodão sem reserva alcalina;
- Aplicação manual dos químicos com pincel ou haste de vidro que confere identidade única às impressões;
- Os metais nobres aderem diretamente às fibras de algodão, ganhando resistência e durabilidade;
- A impressão pode durar mais de 500 anos.
Durante o workshop, os participantes aprenderão a imprimir em negativo uma imagem digital e assim utilizar este processo completamente manual de impressão a partir de arquivos digitais.
É a oportunidade de adicionar valor ao trabalho fotográfico, além de tornar o fotógrafo seu próprio impressor, atribuindo um valor artístico ao seu trabalho. Mais informações no site do fotógrafo Leonardo Bittencourt.