Fotopédia

Sebastião Salgado e a fotografia da condição humana

Livros de fotografia

Aimorés, 8 de fevereiro de 1944

Um dos maiores fotodocumentaristas do mundo é brasileiro, da vila Conceição do Capim, Minas Gerais. Na verdade ele não gosta de rotular seu trabalho. Sebastião Salgado construiu sua vida de fotógrafo junto a sua esposa Lélia Deluiz Wanick; foi dela a primeira câmera que utilizou para descobrir a fotografia, uma Leica comprada com as economias do casal.

Engajados no movimento de esquerda em plena Ditadura Militar no Brasil, Salgado e Lélia emigram para Paris em 1969. Formado em Economia, ele passou a trabalhar como secretário para a Organização Internacional do Café (OIC) enquanto Lélia estudava arquitetura. Foi durante as viagens de trabalho para a África que realizou sua primeira sessão de fotos com a Leica. Em 1973 retornam a Paris, onde Salgado passa a se dedicar totalmente a fotografia.

iphoto-sebastião-salgado (8)

A carreira começou como fotojornalista, trabalhando para as agências de fotografia Sygma e Gamma, em seguida conquistou a renomada agência Magnum. Uma história que Salgado não gosta muito de recordar é o atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, no dia 30 de março de 1981, em Washington. Foi a partir da venda dessas fotografias que financiou o seu primeiro projeto pessoal: sua ida à África. A partir de então sua vida passou a ser dedica a fotografia documental, onde consagrou-se.

iphoto-sebastião-salgado (1)

A fotografia de Sebastião Salgado é focada no homem, na compreensão do ser, culturas, oportunidades, sentimentos e reações do mundo, tudo norteado por seu espírito humanitário. Sua fotografia transborda significado e chama a atenção para problemas sociais e ambientais. Todas essas questões são bem traduzidas em sua obra Gênesis, onde explora locais intocáveis no mundo.

iphoto-sebastião-salgado (1)

iphoto-sebastião-salgado (2)

iphoto-sebastião-salgado (3)

iphoto-sebastião-salgado (5)

iphoto-sebastião-salgado (6)

iphoto-sebastião-salgado (9)

 

iphoto-sebastião-salgado (12)

iphoto-sebastião-salgado (13)

iphoto-sebastião-salgado (14)

iphoto-sebastião-salgado (16)

iphoto-sebastião-salgado (15)

iphoto-sebastião-salgado (19)

iphoto-sebastião-salgado (20)

iphoto-sebastião-salgado (18)

iphoto-sebastião-salgado (17)

iphoto-sebastião-salgado (21)

iphoto-especial-mes-da-fotografia2

11/31

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

4 comentários

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!