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Qual a melhor lente para retratos: 85mm, 105mm ou 135mm?

Qual a melhor lente para fotografar retratos? Esta é uma pergunta que gera muito debate. Mas chegaremos perto de uma resposta partindo do princípio que a melhor lente será aquela com menor distorção do modelo. Já falamos aqui sobre as distorções que provocam cada tipo de objetiva, a partir de cada distância focal. Dependendo da distância focal (ou seja, os milímetros da lente – ex: 50mm), você pode até “emagrecer” alguém.

O fotógrafo Matt Granger escolheu 3 distância focais para a fotografia de retratos e discursa sobre cada uma no vídeo abaixo. São as objetivas 85mm, 105mm e 135mm. A qualidade final da foto é claro que dependerá de vários fatores, como a qualidade ótica da lente, o sensor da câmera, a ilusão de compressão de planos e outros detalhes. No vídeo, ele fala especificamente de como as distâncias focais influenciam na imagem do modelo.

Qual a melhor lente para retratos? | Foto: Pexels


No vídeo ele ressalta que não está falando da qualidade das lentes, e sim da distância focal, mas para saber, ele usa as seguintes objetivas: 85mm f/1.4 G da Nikon, 105mm f/2 D Series da Nikon e Zeiss 135mm f/2.0 Apo Sonnar T* ZF.2.

E qual o resultado? De acordo com Matt Granger, por mais que ele seja um grande de 85mm, em 135mm o resultado é muito melhor no quesito menor distorção da silhueta e detalhes da modelo. Matt utiliza as lentes em uma câmera full-frame Nikon Df.  E para você, qual é a melhor distância focal para retratos? Qual sua lente favorita para este tipo de fotografia?

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13 Comentários

  1. A linha editorial desse site (apesar de seguir a regra atual, me surpreende muito. É uma incógnita para minha compreensão.

    Eu milito em outras causas fora da fotografia e percebo que é importante se seguir uma linha definida de opinião como forma de contribuição e informação, porém conteúdos ligados a fotografia, na minha concepção se mostram um amontoado de publicações sem sentido e desconectas entre elas quanto a definição (que não existe) de objetivos e linha editorial.

    Como vivemos tempos de relativização e falta de nexo que geram construções e ações de mercado, sem sustentabilidade, a não ser no ambiente em que são geradas, esse modelo editorial é até compreensivo, mas, como disse, relativista e prima pela quantidade, não pela qualidade.

    Isso posto, o post em questão é o oposto do que se dissemina na internet na forma de artigos, qual seja, que o que faz a fotografia é o fotografo, não o equipamento.

    Conclui-se e está implícito neste argumento que uma rebel com lente do kit ou algo que valha é o suficiente para fotógrafo. Também se lê aqui e fora, criticas a equipamentos de qualidade, a equipamentos grandes, a equipamentos caros.

    Se lê ainda criticas severas contra a regulamentação da profissão de fotografo quando é nítida a decadência do mercado da fotografia comercial.

    Pra mim é difícil entender porque o conteúdo, na condição de quantidade, pode gerar mais interesse que o conteúdo de qualidade com linha editorial definida o objetivo claro, seja ele qual for.
    Estamos andando para trás, isso é fato, infelizmente!

    1. Olá Paulo.
      Não entendi o motivo para você estar tão confuso. A linha editorial é clara: trazemos dicas pontuais para fotógrafos iniciantes e intermediários, novidades sobre lançamentos de equipamentos, curiosidades sobre a história da fotografia e a fotografia em geral.

      Se você acompanha o iPhoto Channel por pelo menos uma semana, isso ficará já bem claro. Como diz a descrição do site: “Dicas para você aprender e melhorar sua fotografia”

      Em relação à matéria, não dizemos em nenhum momento que o que faz um fotógrafo é o equipamento. Isso foi questão da sua interpretação, na verdade. Afirmamos o exato oposto, até mesmo em outras matérias, que é até mesmo óbvio: quem faz a fotografia é o fotógrafo, independente do equipamento. Até com uma pinhole é possível conseguir uma grande foto.

      Pontualmente quisemos mostrar como cada distância focal se comporta na hora de criar um retrato. Isto é algo técnico importante de se saber, um conhecimento que servirá de ferramenta na hora de criar a imagem.

      Em relação à quantidade, somos um dos sites de notícias sobre fotografia que menos faz postagens diárias. Prezamos justamente pela QUALIDADE das pautas e do conteúdo, não quantidade.

      Convido você a nos acompanhar com maior assiduidade para então entender a linha editorial, caso este seja seu desejo.

      Abraço!
      Ruca Souza

    2. Paulo, não está dando para entender é sua confusão.

      Achei valiosas as dicas quanto aos resultados apresentados com diferentes distâncias focais e quero aproveitar a oportunidade para deixar clara uma posição:

      SOU TOTALMENTE CONTRÁRIO À REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO.

      o que deve “regulamentar” uma profissão que não oferece riscos de vida relativos ao seu exercício É O MERCADO.

      abs

      Carlos Koehler

  2. Acho que qualquer materia sobre lentes e distancias focais, antes de tudo deve separar os 2 tipos de camera/sendores mais comuns. Full frame e Aps-C.
    Depois disto, abordar as lentes pra cada caso.
    Nao tem como colocar as duas no mesmo “pacote”.

  3. Na minha opinião isso é bem pessoal.
    Como a pergunta ali é das três lentes que tem eu opto pela 85 f1.4
    Acho ela bem versatil, leve e clara dando uma bom desfoque na profundidade de campo.

  4. Será que cheguei no fim da festa ?… Por vezes discordo de uma ou outra abordagem e em algumas ocasiões até complemento algumas informações da Ruca. Só não consegui entender o motivo do protesto que, mesmo sendo válido já que estamos numa democracia, não conseguiu explicar a que veio. O site tem mantido um padrão equilibrado no sentido de informar, que é, sem dúvida a sua principal razão. Bola prá frente Ruca !