Qual a melhor lente para retratos: 85mm, 105mm ou 135mm?

Qual a melhor lente para fotografar retratos? Esta é uma pergunta que gera muito debate. Mas chegaremos perto de uma resposta partindo do princípio que a melhor lente será aquela com menor distorção do modelo. Já falamos aqui sobre as distorções que provocam cada tipo de objetiva, a partir de cada distância focal. Dependendo da distância focal (ou seja, os milímetros da lente – ex: 50mm), você pode até “emagrecer” alguém.

O fotógrafo Matt Granger escolheu 3 distância focais para a fotografia de retratos e discursa sobre cada uma no vídeo abaixo. São as objetivas 85mm, 105mm e 135mm. A qualidade final da foto é claro que dependerá de vários fatores, como a qualidade ótica da lente, o sensor da câmera, a ilusão de compressão de planos e outros detalhes. No vídeo, ele fala especificamente de como as distâncias focais influenciam na imagem do modelo.

Qual a melhor lente para retratos? | Foto: Pexels


No vídeo ele ressalta que não está falando da qualidade das lentes, e sim da distância focal, mas para saber, ele usa as seguintes objetivas: 85mm f/1.4 G da Nikon, 105mm f/2 D Series da Nikon e Zeiss 135mm f/2.0 Apo Sonnar T* ZF.2.

Best Lens for Portraiture - 85 v 105 v 135mm

E qual o resultado? De acordo com Matt Granger, por mais que ele seja um grande de 85mm, em 135mm o resultado é muito melhor no quesito menor distorção da silhueta e detalhes da modelo. Matt utiliza as lentes em uma câmera full-frame Nikon Df.  E para você, qual é a melhor distância focal para retratos? Qual sua lente favorita para este tipo de fotografia?

Sair da versão mobile