Por que as pessoas não sorriam nas fotos antigas?
Às vezes, parece que as pessoas nos tempos antigos eram muito sérias, bravas, pois não sorriam. Ao menos não sorriam para fotos. E, antes mesmo, nem para os pintores nos quadros. Mas por quê?
Uma fotografia de meninas em um dia de verão, por exemplo, é posada sem sorrisos, apenas com a cabeça ligeiramente inclinada para o lado. Sabemos que dias de verão geralmente são sinônimo de felicidade. Não é o que parece para esse grupo de meninas. Elas foram preservadas para sempre como garotas realmente muito sérias.
Essa seriedade está em toda parte nas fotos vitorianas, nos anos 1800 e poucos. Até mesmo Charles Darwin, conhecido por ter um caráter agradável, ser um pai brincalhão e amoroso, parece congelado em melancolia nas fotografias.
Será que a resposta para toda essa aparente tristeza nas fotos, para essa falta de sorrisos, é a época, são os percalços pelos quais a sociedade passava? Ou porque antigamente as pessoas não tinham muitos dentes por falta da odontologia moderna? Ou simplesmente porque a fotografia de antigamente era um pouquinho diferente da de hoje em dia? Sim, é isso. Antigamente, para captar uma foto, era preciso um longo tempo de exposição. O que podia varias de 5 a 30 minutos. Isso, meia hora lá, paradinho, respirando calmamente, só para ter sua imagem registrada.
Mas fica a pergunta: por que então as pessoas não sorriam nas pinturas antigas? Aí há uma resposta cultural. As pessoas se consideravam ridículas se fossem registradas sorrindo ou rindo. Esse tipo de comportamento era próprio para bobos da corte ou bêbados de rua. “Uma fotografia é um dos documentos mais importantes que se tem e não há nada mais condenável para a posteridade do que um tolo e idiota sorriso capturado e fixado para sempre”, disse o escritor Mark Twain. Pois é, as coisas mudaram Mark. Que bom 🙂
E agora, lembra da foto do grupo de meninas? É bem mais provável que elas estavam, na verdade, super entediadas. Pensando no tempo perdido que poderiam aproveitar brincando lá fora, no tal dia de verão, título da foto. É divertido pensar.
FONTE: THEGUARDIAN, MEGACURIOSO
E hoje é totalmente o contrário, muitas pessoas quando vão ser fotografadas forçam tanto o sorriso falso que aparece até o siso e deforma o rosto só pra parecerem felizes
Sorrir por 30 minutos não dá mesmo… Já nas pinturas, acredito que o valor investido era alto e teria apenas um retrato… Dai fazer ela sem sorrir é mais logico….
Daqui a alguns anos vão perguntar por que nós batemos tanta self com biquinho. Vão se perguntar: Será que a resposta para todos tirarem fotos de biquinho é que colocaram botox nos lábios? Ou porque antigamente os aparelhos que as pessoas usavam deixava o lábio inchado? Ou simplesmente porque a fotografia de antigamente era um pouquinho diferente da de hoje em dia?
Hehehehe, o mundo muda e os modismos tb!
Hahaha, ótimo Priscila!
Olá
Sou médico mas fotógrafo de coração…
Adorei a sua matéria, inusitada… Nunca havia pensado nessas carrancas das fotos antigas!
Abraço
Francisco
Adorei a matéria Ruca. Como será que nossas fotos serão vistas daqui 100 ou 200 anos? Interessante reflexão.
E ainda há, mais ou menos da mesma época, as fotografias de gente morta posando como pessoas vivas…
Na verdade, as câmeras antigas tinham um tempo de exposição muito longo para fecharem o obturador (fazer a foto), afinal quem conseguia segurar um sorriso expontaneo por um minuto ou mais?
Amei a matéria, nunca Haia pensado nisso antes!!
Por que não sorriam? Acredito que um dos fatores seja o tempo de exposição. Hoje a foto é instantânea. No século 19 precisava-se de pelo menos 30 minutos de exposição e não há no mundo sorriso que aguente…
Então Albert Einstein seria considerado um bobo naquela época? Está explicado o motivo de chamarem ele de louco. rsrsrs
Hoje fui tirar o passaporte pediram para não sorrir porque o sistema não aceita. Logo eu que fico péssima de lábios colados pareço estar bravíssima. Odiei a foto. Fazer o que né?! Legal saber porque das fotos antigass serem sisudas .