Conheça a primeira “selfie” em grupo da história da fotografia
Autorretratos em grupo, ou selfie, são tão comum que ver uma nova não faz a menor diferença. Todo dia a mesma coisa no feed do Instagram, do Facebook, etc. Mas que tal essa selfie “velha”? Não, ela não foi envelhecida por nenhum app de celular, ela é antiga mesmo.
Esse autorretrato em grupo, naquela posição clássica segurando a câmera, foi realizada pelo fotógrafo Joseph Byron. É engraçado de ver os homens na foto, muito bem arrumados e elegantes de chapéu e gravata, divertindo-se exatamente como a gente faz hoje em dia quando sai por aí com os amigos.
Esta foto foi feita em dezembro de 1920, e mostra Byron (primeiro da esquerda para a direita) com os colegas Pirie MacDonald, Corel Marceau, Pop Core e Benjamin Falk. Eles tiraram a foto do telhado do estúdio de Marceau. Ela está sendo considerada a primeira selfie em grupo da história, assim com a primeira verdadeira selfie como conhecemos hoje, segurando a câmera na frente de si. E olhando as expressões deles nessa foto dá até pra constatar o seguinte: por mais iguais que sejas todas as selfies de hoje em dia, fazer uma foto com os amigos é divertido.
Joseph Byron era um fotógrafo inglês, vindo de uma família de fotógrafos. Ele imigrou para os EUA em 1888 e abriu seu estúdio de fotografia em Manhattan em 1892. O estúdio chamado Byron Company era especializado em fotografar shows da Broadway e outras produções de palco. E graças à 7ª e 8ª geração de fotógrafos, Thomas e Mark Byron, o estúdio ainda opera sob o nome de Byron Photography. A coleção digital do Museu da Cidade de Nova York contém 23 mil fotos da Byron Company, produzidas entre 1890 e 1942 – e essas selfies são apenas uma pequena parte da coleção.
Fonte: DIY Photo