Tendência

Como tirar fotos em fundo branco

O fotógrafo Zach Sutton compartilhou 5 maneiras de como tirar fotos em fundo branco de pessoas. Apesar de parecer ser uma coisa fácil, na prática, os fotógrafos não conseguem chegar nos resultados esperados. Então, siga essas dicas do Zach para ficar um expert em fazer fotos em fundo branco.

Como funciona a iluminação de fotos em fundo branco

Os cenários e fundos brancos são os mais comuns na fotografia de pessoas e retratos. Seja um rolo de papel (fundo infinito), um cenário feito de um V-Flat (veja como fazer um V-Flat aqui) ou mesmo apenas uma parede branca. Apesar de sua aparência simples, podemos fazer muitas opções diferentes quando tiramos fotos em fundo branco.

Se você já experimentou a fotografia de estúdio, perceberá rapidamente que a iluminação não funciona exatamente como seus olhos podem perceber. Você pode olhar para uma parede branca e ela parece branca, mas quando você tira uma foto em que o objeto está iluminado e não o fundo, vai parecer cinza ou até mesmo preto, dependendo da situação. E isso se deve a muitas variáveis ​​diferentes, embora a mais comum seja a Lei do Quadrado Inverso.

Várias faixas tonais de um fundo branco que você pode alcançar ajustando a iluminação

Mas como isso é possível? Não vou aborrecê-lo com a matemática por trás da Lei do Quadrado Inverso, mas tudo que você precisa saber é que a distância é tudo. Ao usar uma única fonte de luz, quanto mais próximo o objeto estiver do fundo, mais claro será o fundo e, quanto mais distante, mais escuro será. Vamos usar este princípio básico para ver algumas maneiras diferentes de usar isso.

O Branco Brilhante

A primeira técnica é a mais óbvia. O branco brilhante é uma técnica em que você ilumina o cenário de modo que pareça uma cor branca sólida, puxando o foco e a atenção para o assunto. Esta é uma técnica comum e usada para tipos de fotografia e objetivos. Conseguir esse visual pode ser feito de duas maneiras diferentes, dependendo do número de fontes de luzes disponíveis.

Fotos em fundo branco com apenas uma luz

A primeira forma é a mais fácil e requer a menor quantidade de luzes. O segredo para obter o fundo branco neste visual é manter o assunto bem próximo ao fundo, com as luzes um pouco afastadas dele. Com esta configuração, deve ser fácil obter um fundo branco ou “quase branco”, ao mesmo tempo que retém qualquer cor e detalhe na pele. No entanto, ao ter seu assunto tão perto do pano de fundo, muitas vezes você terá sua sombra caindo no próprio pano de fundo. Abaixo está um diagrama de iluminação, bem como os resultados de tal técnica.

fotos em fundo branco
fotos em fundo branco
Fotografado usando apenas um refletor. A modelo estava bem em frente a uma parede branca

Fotos em fundo branco com várias fontes de luz

No entanto, há o principal benefício de usar várias luzes – e isso é iluminar independentemente o cenário e a fonte sem que interfiram entre si. Ao usar várias luzes, você pode iluminar o cenário e o assunto de forma independente para que nenhuma sombra seja projetada no cenário, dando a você o efeito de branco puro ou vazio. Não há regras definidas sobre quantas luzes você pode precisar para obter essa aparência (embora eu prefira ter duas luzes no cenário – uma de cada lado), embora a distância seja fundamental aqui. Para evitar que a luz reflita sobre o objeto, você deve manter uma distância razoável entre o objeto e o pano de fundo.

fotos em fundo branco
fotos em fundo branco
Fotografado usando um beauty-dish para iluminar a modelo e dos refletores para iluminar o fundo.

Iluminação angelical

Uma das minhas técnicas de iluminação favoritas é a superexposição total do cenário, permitindo que ele envolva o assunto e dê um aspecto angelical às imagens. Essa técnica exige muita sutileza, pois a superexposição emudecerá a cor e o contraste e dará à imagem uma aparência turva. Portanto, o segredo que descobri ao fazer essa técnica é ajustar o ângulo de um Vflat como pano de fundo para que você possa maximizar a borda e a luz envolvente sem sobrecarregar o pano de fundo e perder o contraste na imagem.

fotos em fundo branco
fotos em fundo branco
Iluminando a modelo usando um octobox e o fundo com um refletor atrás do modelo

Salto forte

Outra sugestão é usar a parede branca como fonte de luz refletida. De qualquer forma, esta não é uma ideia nova, e rebatidas e bandeiras estão prontamente disponíveis na indústria fotográfica há anos. Mas com muita frequência, as pessoas veem uma parede branca (ou contínua, ou cíclica) e pensam que o objeto precisa estar de costas para ela para funcionar de maneira eficaz. Mas usar a parede como um salto dá a você a oportunidade de suavizar sua fonte de luz, sem a necessidade de trazer um monte de equipamentos extras para fora. 

fotos em fundo branco
A parede branca traz um bom retorno de luz, suavizando as sombras. Iluminando a modelo usando um octobox e o fundo com um refletor

Um cinza médio

Como mencionado várias vezes agora, o brilho da luz é fortemente afetado pela distância e, portanto, você pode pegar um pano de fundo branco tradicional e escurecê-lo para cinza com o uso da distância. Ao mover o objeto para fora do plano de fundo e expor nossa luz para ele, você pode escurecer um pouco o plano de fundo usando apenas uma luz. Novamente, um diagrama de iluminação e fotos de exemplo estão abaixo.

fotos em fundo cinza
Fotografado usando apenas uma luz, nesse caso um beauty-dish para iluminar a modelo. Com o assunto afastado do fundo, posso escurecer o fundo para um tom de cinza médio
fotos em fundo cinza

Escuro e temperamental

E assim, as mesmas regras se aplicam ao tentar escurecer ainda mais o fundo. Ao afastar ainda mais o objeto do fundo e manter o estroboscópio próximo ao objeto, você pode escurecer o fundo até ficar quase preto, dependendo das condições. E essas condições são muito fáceis de descobrir. Primeiro, você deve minimizar a luz natural o máximo possível, fotografando com uma velocidade de obturador mais alta. Eu também recomendo o uso de bandeiras pretas ou V-flats para ajudar a reduzir a luz que atinge o fundo. Como antes, segue abaixo um diagrama de iluminação e imagens para mostrar o produto final.

Traga a modelo bem pra frente afastando-a bastante do plano de fundo para obter um efeito de iluminação sombria, ao mesmo tempo que faz com que o plano de fundo pareça preto / cinza escuro

Com um fundo branco, você tem uma quantidade imensa de faixas tonais que pode usar para obter o efeito desejado para sua sessão de retratos – e ainda não cobrimos a utilidade dos kits de gelatina (leia texto aqui).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.