Início » Como fazer um V-Flat portátil?
Dicas de Fotografia

Como fazer um V-Flat portátil?

A fotógrafa Nicole Bedard fez um passo-a-passo e um vídeo explicando e mostrando como fazer um V-Flat portátil. Um V-Flat pode ser usado como plano de fundo ou para refletir ou absorver a luz, ou seja, funciona como fundo, como uma tapadeira e também como um rebatedor gigante. Primeiro, veja o vídeo abaixo onde Nicole mostra como fazer a montagem e depois leia o texto que ensina e mostra o passo-a-passo em detalhes:

O que você precisa comprar para montar o V-Flat?

Agora, Nicole vai explicar como fazer o V-Flat: “A placa de espuma é oferecida na maioria das lojas de arte e artesanato, então não achei que seria um desafio encontrar o que eu precisava. Acaba sendo o maior obstáculo de todos. Não consegui encontrar no mercado placa de espuma reversível Branca / Preta, por isso decidi fazer a minha própria.

Em seguida, veio o tamanho dos quadrados em V que eu queria fazer. Você pode encontrar placas de espuma de 40 × 30 regularmente, mas eu queria criar quadrados de 40 × 40 para ganhar cobertura extra ao fotografar um objeto. Minha única opção era encontrar prancha de espuma 40 × 60 em minha loja de arte local. Felizmente, eles forneceram um serviço para cortar as tábuas no tamanho desejado. Segurei as 20 peças restantes para fazer quadrados de 40 ″. No total, comprei 3 folhas brancas 40 × 60 e 3 folhas pretas 40 × 60. 

O desafio da placa de espuma foi resolvido, então agora era hora de descobrir como dobrar o V-Flat para torná-lo portátil. Pesquisei e encontrei uma técnica de fita comumente usada por construtores de aeromodelos. Testei essa técnica em um modelo em pequena escala e funcionou!

Os adesivos eram a última peça do quebra-cabeça. Como unir as seções de 20 ″, como unir os quadrados brancos e pretos de 40 × 40 ″ e que fita usar para a dobradiça. Aqui está o que descobri.

1. A “cola” para unir as seções de 20 ″ precisa ser à base de água, caso contrário, a cola vai comer a espuma. Além disso, a ligação precisa se firmar assim que as duas peças de espuma (ambas com cola) entrarem em contato. Opções a serem consideradas: cimento de contato à base de água e Gorilla Glue Grip listados abaixo.

2. Spray adesivo (cola em spray) para colar os quadrados da placa de espuma de 40 × 40 ″. Um lado branco e outro preto. Eu encontrei uma marca Gorilla resistente que apliquei em ambos os lados e colei instantaneamente.

3. A fita Gaffers para dobradiça foi uma ótima escolha, pois é indulgente se você precisar remover e reaplicar na placa de espuma.

Agora era a hora de montar meu V-Flat portátil! Gastei um total de R $ 107, e com a quantidade de adesivos e fita adesiva, poderia fazer vários mais e só precisaria comprar a prancha de espuma. Divirta-se fazendo seu V-Flat portátil DIY!

Lista de materiais:

  • 40 × 60 3/16 ″ – Folhas grossas . 3 folhas brancas e 3 folhas pretas. Corte personalizado para 40 × 40 (mantenha o material restante). 
  • Fita Gaffers Branca e Preta . Encontrei uma opção branco e preto na Amazon.
  • Adesivo de cimento de contato à base de água para juntar as peças de 20 ″ para formar um quadrado de 40 × 40.
  • Spray Adesivo (cola em spray) para unir os quadrados 40 x 40 brancos e pretos.
  • Velcro

Aqui estão as etapas de construção:

Dia um

Junte as peças de 20 ″ de placa de espuma que foram cortadas das folhas de 40 × 60 para formar um quadrado de 40 × 40. É melhor ter a cura do vínculo por várias horas ou durante a noite.

Dica # 1 : se você comprar cimento de contato em vez da opção de cola de gorila, certifique-se de que seja à base de água. Do contrário, ele comerá a espuma.

Dica # 2 : aplique o adesivo em AMBOS os lados da espuma para uma ligação mais forte.

Dia dois

Agora que você tem um total de 8 quadrados de placa de espuma de 40 × 40 quadrados, você pode colá-los juntos com o adesivo em spray.

Uma vez que todos os 8 quadrados estão unidos, você pode começar a fazer as fitas dos gaffers para tornar a montagem mais fácil. Corte pedaços de 10 cm de fita adesiva preta e branca.

A primeira seção que você unirá são os quadrados superiores de 40 × 40 que você gostaria que fossem a parte inferior do V-Flat (optei pelas placas que têm as “peças unidas de 20 polegadas”) Anexe um lado adesivo a um não aderente lado. O espaço no meio que não é pegajoso em ambos os lados será a parte que você descansará na placa de espuma.

Dica : alterne entre preto e branco. Deslize a próxima peça de forma que ela toque a última peça que você colocou no tabuleiro. (Assista ao vídeo para ver isso em ação).

Ao adicionar a parte superior da placa de espuma à parte inferior, achei mais fácil alinhar primeiro todas as peças de fita do gaffers, depois coloquei a placa em cima e trabalhei em cada parte a partir daí. A fita do gaffers é indulgente, então se você precisar ajustar e apertar, você pode fazer isso. (Assista ao vídeo para ver como trabalhei nessa parte).

A última etapa é adicionar o Velcro à seção superior preta. Eu adicionei um bem no topo e testei a aparência da costura. Depois de usar o meu, também adicionei um segundo Velcro na parte inferior e intermediária da placa.

Exemplos de lado preto do V-Flat (na postagem, removi a área “gravada”):